A deputada estadual ponta-grossense Mabel Canto (PSDB) foi anunciada como líder da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa. A notícia foi oficializada na sessão plenária de terça-feira (07), pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSD). Canto é a primeira parlamentar a assumir essa função.
A bancada foi criada pela Resolução 11/2022, propiciando que as parlamentares ocupem cargos na Mesa Diretora do Legislativo.
A legisladora ressaltou que a bancada vai garantir mais um espaço dentro da Assembleia em defesa dos direitos da mulher. “Tivemos muito trabalho para que mais mulheres ocupassem este plenário, que será um espaço de fala diário de todas nossas deputadas. Este será um lugar para trazer as reivindicações e problemas que as mulheres passam, lutando sempre por mais direitos”.
Atualmente exerce o seu segundo mandato como deputada estadual, tendo sido eleita em 2022 a segunda mulher mais votada no Paraná, com 70.215 votos
Em sua primeira eleição no ano de 2018, foi eleita deputada estadual com 35.036 votos.
Mabel também concorreu à Prefeitura de Ponta Grossa na eleição de 2020, sagrando-se vencedora do 1º turno, com 61.702 votos.
No 2º turno, ficou em segundo lugar, recebendo um total de 79.929 votos.
Bancada Feminina
A atual legislatura conta com uma bancada feminina composta por dez deputadas, a maior história. No último período legislativo, eram cinco. Integra o grupo as deputadas Marcia Huçulak (PSD), Ana Júlia (PT), Luciana Rafagnin (PT), Flávia Francischini (União); Maria Victoria (PP); Cantora Mara Lima (Republicanos); Mabel Canto, Cristina Silvestri, Cloara Pinheiro e Marli Paulino (Solidariedade).