Ponta Grossa

Memorial do Basquete de PG destaca trabalho de conservação do acervo

/home/bntonline/public_html/novo/wp-content/uploads/articles/2390e8cda1e6d32938a5e1b15161218d.jpg

A Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG) está desenvolvendo um trabalho voltado à conservação do acervo histórico do basquete da cidade e sua relação com a modalidade na esfera nacional. 

São troféus, medalhas, fotos antigas, selos, camisas, apitos, bolas, flâmulas, uniformes antigos e outros objetos que passam por um processo de conservação. 

Para realização do trabalho técnico, a AMBPG conta com o apoio do historiador Maurício Selau e do museólogo João Paulo Corrêa, da empresa Viés Cultural, além da colaboração da historiadora Kamile Almeida.

Nesta etapa é feito o tratamento técnico do acervo com objetivo de conservar os objetos, evitando que eles sejam deteriorados. 

[RELACIONADAS]

O museólogo João Paulo Corrêa, da Viés Cultural, destaca a importância do trabalho de conservação. 

“A restauração implica em devolver a obra ao seu estado original e a conservação consiste em aplicar técnicas que vão impedir que a peça seja deteriorada, exatamente para que não seja necessária a restauração. O trabalho é feito com respeito às características originais e a história de cada um dos objetos”, explica.

Além disso, a conservação do acervo proporciona economia de recursos financeiros quando comparado com os custos da restauração. 

“É muito mais viável fazer a manutenção do que a restauração de qualquer peça. A conservação preventiva é uma atividade técnica de baixo custo financeiro e de fácil implementação. O objetivo da conservação preventiva é o estudo e o controle das principais fontes de degradação do objeto e a aplicação de um trabalho técnico que evita que o acervo seja deteriorado. As técnicas de conservação envolvem a higienização dos objetos e o armazenamento correto, pois o ambiente precisa ser adequado para garantir a conservação do acervo”, detalha João Correa. 

A cidade de Ponta Grossa será pioneira na elaboração de um memorial voltado ao basquete. Esse é o objetivo da Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG). Por meio de um projeto cultural, a associação conseguiu captar recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) para o primeiro projeto, que busca preservar a história do basquete, modalidade muito querida na cidade.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Pôr do Sol em Ponta Grossa Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14)