Esportes

Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa destaca os 102 anos da Seleção Brasileira

WhatsApp Image 2024-09-18 at 16.12.25
Publicação do Jornal Última Hora, de 14 de junho 1952, com o título: “Azes” da Seleção do Brasil.
A Seleção Brasileira de Basquete, que completa 102 anos, destaca-se com 3 bronzes olímpicos e o ouro histórico contra os EUA no Pan de 1987.

O Memorial do Basquetebol de Ponta Grossa destaca a Seleção Brasileira de Basquete, que completa 102 anos neste mês de setembro de 2024. O Brasil é uma das seleções mais icônicas desta modalidade no mundo e a segunda mais forte da América Latina, sempre rivalizando com a Argentina. Contou com a passagem de vários jogadores famosos, como Oscar Schmidt, hoje presente no Hall da Fama, além de Mayr Facci e Almir de Almeida, destaques do basquete princesino que também vestiram a camisa da seleção.
Tudo começou quando a seleção nacional de basquete foi convocada pela primeira vez em 1922, em razão das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, nos Jogos Olímpicos Latino-Americanos. Foi, então, disputado um torneio continental, em dois turnos, entre as seleções masculinas do Brasil, Argentina e Uruguai. O Brasil foi campeão, sendo, portanto, o primeiro título da seleção.

Ao longo da história, a seleção brasileira masculina soma três medalhas olímpicas, mas todas ficaram no meio do século passado. Após estrear nos Jogos Olímpicos na edição de Berlim 1936, a seleção conquistou um bronze em Londres 1948. Depois vieram mais dois bronzes em sequência, Roma 1960 e Tóquio 1964.
Contudo, o Brasil se firmou de vez na história do basquete e do esporte mundial nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987. Foi quando a equipe masculina venceu o poderoso time dos Estados Unidos, donos da casa, por 120 a 115, conquistando a medalha de ouro. Foi um jogo histórico, já que o Brasil chegou a ficar 20 pontos atrás no placar, mas com atuações espetaculares de Oscar e Marcel, autores de 46 e 31 pontos, respectivamente.

Foi a primeira vez que a seleção norte-americana perdeu em casa e a primeira vez que foi derrotada em finais. O ouro levado dos norte-americanos neste Pan de Indianápolis, foi um dos fatores que também levaram os EUA a mais tarde, convocar atletas profissionais para a sua seleção de basquete, que chegaria ao ápice com o Dream Team de 1992.

Leia também: Familiares de homem desaparecido em MG suspeitam que ele possa estar nos Campos Gerais


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR