Brasil Destaque Política

Ministro de Lula propõe fim do saque-aniversário do FGTS

Novo governo pretende acabar com o benefício

Em entrevista na última quarta-feira (4), o novo ministro do Trabalho do governo Lula, Luiz Marinho afirmou que quer acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Marinho afirmou que levará a proposta pessoalmente para Lula (PT), mas deve debater o assunto com as centrais sindicais e com o Conselho Curador do FGTS antes de enviar a proposta ao presidente.

O saque-aniversário do FGTS foi viabilizado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, em dezembro de 2019 através da Lei 13.932/19. Marinho afirmou que a mudança tem como objetivo “preservar a poupança do trabalhador e garantir a real finalidade do FGTS”.

O ministro de Lula não apresentou uma previsão para a exclusão definitiva do saque-aniversário e apontou como irresponsável e criminoso o ato ex-presidente em liberar o benefício para os trabalhadores.

“Quando se estimula, como esse irresponsável e criminoso desse governo que terminou, sacar em todos os aniversários, quando o cidadão precisar dele não tem”

Luiz Marinho

Outra medida polêmica anunciada por Marinho é de que o Governo Federal deve retirar de tramitação o projeto de lei que trata da Carteira Verde e Amarela criada por Bolsonaro, a lei previa a redução de custos de contratação para estimular a criação de empregos para jovens brasileiros.


Carlos Rafael Ozório

Carlos Rafael Ozório

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão