Brasil Destaque Política

Ministro de Lula propõe fim do saque-aniversário do FGTS

Novo governo pretende acabar com o benefício

Em entrevista na última quarta-feira (4), o novo ministro do Trabalho do governo Lula, Luiz Marinho afirmou que quer acabar com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Marinho afirmou que levará a proposta pessoalmente para Lula (PT), mas deve debater o assunto com as centrais sindicais e com o Conselho Curador do FGTS antes de enviar a proposta ao presidente.

O saque-aniversário do FGTS foi viabilizado pelo ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, em dezembro de 2019 através da Lei 13.932/19. Marinho afirmou que a mudança tem como objetivo “preservar a poupança do trabalhador e garantir a real finalidade do FGTS”.

O ministro de Lula não apresentou uma previsão para a exclusão definitiva do saque-aniversário e apontou como irresponsável e criminoso o ato ex-presidente em liberar o benefício para os trabalhadores.

“Quando se estimula, como esse irresponsável e criminoso desse governo que terminou, sacar em todos os aniversários, quando o cidadão precisar dele não tem”

Luiz Marinho

Outra medida polêmica anunciada por Marinho é de que o Governo Federal deve retirar de tramitação o projeto de lei que trata da Carteira Verde e Amarela criada por Bolsonaro, a lei previa a redução de custos de contratação para estimular a criação de empregos para jovens brasileiros.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR