Morador de PG com doença rara no cérebro consegue ajuda para comprar remédio de R$9 mil
Diego Sampaio, morador de Ponta Grossa, enfrentou uma longa batalha contra a Neuromielite Óptica, uma doença neurológica rara, desde dezembro de 2019. Após um pedido de ajuda divulgado pelo Portal Boca no Trombone, finalmente, ele conseguiu adquirir o remédio necessário para o tratamento.
A doença, que inflama o cérebro e a medula, deixou Diego tetraplégico depois de uma intensa luta pela vida na UTI. Atualmente, ele é paraplégico, mas recuperou os movimentos das mãos e braços após tratamentos e fisioterapia. No entanto, as dores intensas persistem, exigindo a administração de morfina duas vezes ao dia, além de outros cinco tipos de remédios para diminuir o desconforto.
O medicamento crucial para o tratamento é o Rituximabe, que precisa ser aplicado a cada seis meses durante três anos. Cada dose custa em média R$8.500, e Diego conseguiu adquirir uma delas com a ajuda recebida após o pedido de ajuda divulgado pelo portal BNT. Sua família reforça que, daqui a seis meses, ele precisará de outra dose e que fará novo pedido judicial para custear o medicamento.
A família agradece imensamente a todos que fizeram doações e contribuíram para que Diego continuasse sua luta pela vida ao lado de seus entes queridos.
Lucas Portela
Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.