Uma moradora de Castro relatou que o Canil Municipal inaugurado em março de 2022 está sem atendimento há alguns meses, e segundo ela, o local poderia está interditado. Para averiguar a situação, a reportagem do Portal Boca no Trombone procurou o Departamento de Controle de Pequenos Animais da Secretaria de Obras e Meio Ambiente.
Marianne Urbanski que é funcionária do departamento e protetora de animais, destaca que o Canil segue com seus atendimentos normais, mas que cirurgias e internamentos não ocorrem. Atualmente cinco funcionários, entre eles um veterinário e uma estagiária, atendem 35 animais presentes no local. “O Canil está realizando consultas e atendimentos para animais comunitários e sem tutores. O que não está acontecendo são as cirurgias e internamentos, devido a uma solicitação de adequação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR)”. Sobre a adequação, Mariane comenta que é devido a exigência de plantão veterinário 24 horas, ou seja, com isso será possível retornar as cirurgias e internamentos.
Marianne explica que o trabalho realizado no Canil acontece em parceria com as protetoras credenciadas. “Somente elas estão autorizadas a levar animais até lá. Eles são atendidos lá, medicados e cuidados pelas protetoras em suas casas ou em lares temporários, até poderem retornar para o seu local de origem ou serem adotados. Os animais que estão no canil disponíveis para adoção, não puderam ser devolvidos ao local de origem devido a alguma limitação, como amputação, comportamento, idade”.
Adoção
De acordo com a protetora os animais presentes no Canil podem ser adotados, e que interessados podem agendar uma visita de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, através das protetoras ou dos telefones (42)-99915-5210 e (42)-99844-1572. “Realizamos uma entrevista e se a pessoa se interessar, preenche um termo de adoção, se responsabilizando pelo animal. Os requisitos são ser maior de 18 anos, trazer um documento pessoal e um comprovante de residência. Também solicitamos que a residência seja murada ou cercada, para que o animal não tenha acesso à rua”, conta Marianne Urbanski.
Em relação aos gastos que a prefeitura tem como o Canil, Marianne disse que são divididos entre a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e podem ser acessados no Portal da Transparência.
Leia também: Parlamentares de Castro aprovam Fundo Municipal para Calamidades Públicas
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade