Uma moradora de Castro relatou que o Canil Municipal inaugurado em março de 2022 está sem atendimento há alguns meses, e segundo ela, o local poderia está interditado. Para averiguar a situação, a reportagem do Portal Boca no Trombone procurou o Departamento de Controle de Pequenos Animais da Secretaria de Obras e Meio Ambiente.
Marianne Urbanski que é funcionária do departamento e protetora de animais, destaca que o Canil segue com seus atendimentos normais, mas que cirurgias e internamentos não ocorrem. Atualmente cinco funcionários, entre eles um veterinário e uma estagiária, atendem 35 animais presentes no local. “O Canil está realizando consultas e atendimentos para animais comunitários e sem tutores. O que não está acontecendo são as cirurgias e internamentos, devido a uma solicitação de adequação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR)”. Sobre a adequação, Mariane comenta que é devido a exigência de plantão veterinário 24 horas, ou seja, com isso será possível retornar as cirurgias e internamentos.
Marianne explica que o trabalho realizado no Canil acontece em parceria com as protetoras credenciadas. “Somente elas estão autorizadas a levar animais até lá. Eles são atendidos lá, medicados e cuidados pelas protetoras em suas casas ou em lares temporários, até poderem retornar para o seu local de origem ou serem adotados. Os animais que estão no canil disponíveis para adoção, não puderam ser devolvidos ao local de origem devido a alguma limitação, como amputação, comportamento, idade”.
Adoção
De acordo com a protetora os animais presentes no Canil podem ser adotados, e que interessados podem agendar uma visita de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, através das protetoras ou dos telefones (42)-99915-5210 e (42)-99844-1572. “Realizamos uma entrevista e se a pessoa se interessar, preenche um termo de adoção, se responsabilizando pelo animal. Os requisitos são ser maior de 18 anos, trazer um documento pessoal e um comprovante de residência. Também solicitamos que a residência seja murada ou cercada, para que o animal não tenha acesso à rua”, conta Marianne Urbanski.
Em relação aos gastos que a prefeitura tem como o Canil, Marianne disse que são divididos entre a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente e podem ser acessados no Portal da Transparência.
Leia também: Parlamentares de Castro aprovam Fundo Municipal para Calamidades Públicas
Comentar