Cidades

Moradores começam a receber contas de água ‘zeradas’ em Ponta Grossa; entenda

WhatsApp Image 2025-03-25 at 161513 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-03-25 at 161513
Divulgação / Colaboração
A Sanepar suspendeu a cobrança da fatura para o próximo ciclo de consumo na cidade a partir do dia 21 de março, após decisão judicial.

Moradores de Ponta Grossa começaram a receber as contas de água em suas residências, e algumas delas chegaram com valores zerados, conforme relatos ao Portal BnT. Isso porque a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspendeu a cobrança da fatura para o próximo ciclo de consumo na cidade a partir do dia 21 de março.

Elizabeth Neduziak é moradora da região do Borato e conversou com a equipe de reportagem a respeito do assunto. Ela conta que viu no aplicativo da Sanepar que a fatura do mês chegou zerada. “Era o mínimo. Já pagamos água sem usar e agora com a falta, teria que vir zerado mesmo. Janeiro fiquei de férias 30 dias não usei 1 litro de água e paguei R$93,59”, disse a moradora.

Internautas da Vila Hilgenberg, na região do bairro Nova Rússia, também procuraram a equipe de reportagem do Portal BnT para notificar a chegada da fatura de água zerada. Veja uma imagem encaminhada.

WhatsApp Image 2025-03-25 at 163123 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-03-25 at 163123
Colaboração

De acordo com a Sanepar, o serviço de medição e entrega de contas continuará normalmente para permitir o acompanhamento do consumo pelos clientes. No entanto, as faturas, tanto impressas quanto digitais, serão emitidas com valores zerados.

“Ressaltamos que o serviço de medição e entrega de conta ocorrerão normalmente, tanto para a gestão de consumo pela Sanepar, quanto para o acompanhamento dos clientes. Porém, essas faturas, impressas ou digitais, chegarão aos clientes com valores zerados”, destaca o gerente geral Comercial da Sanepar, Thiago Semicek.

Ele também destaca que os clientes que receberam a fatura no dia 21 de março serão contemplados no próximo ciclo. Caso desejem antecipar a emissão da fatura zerada, os clientes podem entrar em contato com os canais de atendimento da empresa.

Além disso, a Sanepar manterá a suspensão do corte por falta de pagamentos por mais 60 dias. Também será realizada uma análise crítica e possível retificação para faturas que apresentarem desvios de consumo acima dos padrões habituais.

Decisão judicial 

A medida vem após uma decisão proferida pela juíza Luciana Virmond Cesar, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Ponta Grossa, na última quinta-feira (20), a partir de uma ação popular protocolada pelo deputado federal Aliel Machado (PV) e pelos vereadores Fábio Silva (Republicanos) e Geraldo Stocco (PV).

Ma decisão, a juíza entendeu que a situação de falta de água em Ponta Grossa violou o artigo 6º da Lei Lei nº 8.987/1995 (Lei das Concessões e Permissões de Serviços Públicos), que o serviço público deve seguir os “princípios da continuidade, eficiência e regularidade”, além da melhoria do serviço prestado à população. Veja mais detalhes aqui.

Canais de atendimento

A Sanepar realizou um mutirão de atendimento descentralizado em Ponta Grossa, no último sábado (22), para esclarecer dúvidas da população sobre as medidas adotadas. Além do atendimento presencial na Central de Relacionamento com o Cliente, localizada no Centro da cidade, equipes comerciais estiveram disponíveis em sete pontos de atendimento nos bairros Santa Paula, Gralha Azul, Ouro Verde, Rio Verde, Los Angeles, Borsato e Jardim Maracanã.

A Sanepar segue prestando atendimento aos clientes de Ponta Grossa de segunda a sexta-feira, em horário comercial, na Rua Balduíno Taques, 1150. Além disso, estão disponíveis canais exclusivos para a cidade, como o telefone (42) 2102-4600 e o formulário online acessível clicando aqui.

Outros canais de atendimento da Sanepar incluem o telefone 0800 200 0115, o e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, o WhatsApp (41) 99544-0115 e o aplicativo Sanepar Mobile.

*Com informações da Assessoria

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)