Categorias: Ponta Grossa

Nova lei permite que animais de suporte emocional possam acessar estabelecimentos em PG

Na última sexta-feira (12), a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, sancionou a Lei Nº 15.172, assegurando o direito de pessoas com deficiência intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), ou transtornos psicológicos e/ou sensoriais de ingressar e permanecer em ambientes públicos e privados acompanhados por seus animais de suporte emocional. A medida, originada do Projeto de Lei nº 145/2024, de autoria do Vereador Dr. Zeca, foi aprovada pela Câmara Municipal na Sessão Ordinária realizada em 19 de junho.

A lei define animais de suporte emocional como aqueles utilizados com fins terapêuticos no tratamento das condições mencionadas, diferenciando-os de simples animais de estimação. Para usufruir deste direito, é necessário apresentar um atestado ou laudo emitido por médico neurologista ou psiquiatra, renovado anualmente, indicando o animal e seu benefício no tratamento.

Requisitos para os Animais – os animais de suporte emocional devem pesar até 40 quilos e não podem ser notoriamente perigosos, ferozes, venenosos ou peçonhentos. Devem também fornecer melhorias no estado de saúde mental, física ou sensorial de seu tutor.

Responsabilidade e Treinamento – o tutor ou representante legal é responsável pelo animal, que deve ser adestrado, obediente e isento de agressividade, comprovado por certificado emitido por instituição ou profissional autônomo.

Identificação –os animais devem ser identificados com crachá no colete/guia ou caixa de transporte, contendo nome do tutor, nome do animal, fotografia e raça. Devem portar atestado médico, carteira de vacinação atualizada e certificado de adestramento.

Leia mais: Câmara de PG aprova veto a Lei que pretendia 100% de alimentos orgânicos na merenda escolar

Proibições e Penalidades – a lei proíbe a cobrança de taxas adicionais pelo ingresso ou permanência do animal de suporte emocional. O descumprimento da lei sujeita o infrator a advertências por escrito e multas, que serão aplicadas de forma sucessiva e revertidas para a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) para campanhas de conscientização sobre inclusão e acessibilidade.

O Poder Executivo será responsável por regulamentar a lei e definir o órgão encarregado de sua fiscalização e aplicação das penalidades.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Operário empata com São Joseense no 1º jogo das quartas de final do Paranaense

No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…

% dias atrás

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade