Categorias: DestaquePonta Grossa

Prefeitura de PG pode tomar posse de imóveis urbanos abandonados

A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou nesta terça-feira (16) uma novidade importante para a cidade. A prefeita Elizabeth Schmidt assinou o Decreto Nº 22.838, que tem como objetivo começar um processo para recuperar casas que estão abandonadas na cidade. A decisão foi publicada em Diário Oficial.

Como isso vai acontecer?

A ideia é que a Prefeitura possa arrecadar e cuidar de imóveis urbanos que estão sem uso e abandonados. Isso vai acontecer por meio de um procedimento administrativo, que é como uma série de passos organizados, para identificar essas casas e tomar medidas para que elas sejam usadas de novo.

Quando uma casa fica abandonada, ela deixa de cumprir uma função na cidade. O Decreto quer garantir que esses lugares possam ser usados de novo, seja pela própria Prefeitura ou por pessoas que podem dar um bom uso para esses imóveis.

Como considerar um imóvel abandonado?

O processo vai obedecer a algumas regras. Por exemplo, a Prefeitura poderá arrecadar um imóvel se ele estiver abandonado, se o dono não quiser mais cuidar dele ou se ninguém estiver morando lá. Isso vai ser decidido por uma comissão, que é composto por um grupo de pessoas responsáveis por analisar cada caso.

A comissão será formada por representantes de diferentes partes da Prefeitura, como a Procuradoria Geral, a Secretaria de Infraestrutura e Planejamento, a Secretaria de Fazenda e a Secretaria de Meio Ambiente.

O dono será avisado e poderá recorrer

O dono da casa vai receber um aviso, que pode ser pessoalmente, por carta com aviso de recebimento, por e-mail (se o dono indicar esse meio) ou por um anúncio oficial. O dono terá 30 dias para responder ao aviso. Se o dono não responder ao aviso, isso pode ser entendido como uma concordância, ou seja, que ele está de acordo com o processo.

O que será feito com os imóveis?

Depois que a Prefeitura arrecadar a casa, ela pode ser usada para instalar equipamentos públicos ou até mesmo ser usada para ajudar em programas de habitação social. Se a Prefeitura não tiver interesse em utilizar o imóvel, ela pode ser vendida, mas isso só pode acontecer se a Câmara de Vereadores aprovar essa decisão.

Leia também: Sesc Estação Saudade abre vagas para curso de inglês com bolsas de estudo

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Ver comentários

  • Poderia começar com o antigo Hospital Franco da Rocha, no bairro Santa Lúcia que está abandonado.Deveria utilizar aquele espaço em prol da comunidade local.

Artigos recentes

Manter a casa limpa melhora a saúde mental, dizem estudos

Em estudo da The Clorox Company, 80% dos entrevistados afirmaram que o simples fato de…

% dias atrás

Paraná prorroga emergência fitossanitária de combate à doença que ataca citricultura

Decreto 6356 estende a emergência fitossanitária no Paraná por mais 180 dias, como medida no…

% dias atrás

Wi-Fi pode ser usado como estratégia de marketing ambiental

Vinícius Vicente Alves Terçariol, fundador e diretor de tecnologia da DT Network, explica como o…

% dias atrás

Centralização: Nexxera apresenta soluções multibancos

De acordo com especialista, é comum que empresas utilizem diferentes bancos e contas para realizar…

% dias atrás

Motociclista sem CNH fura sinal e é atingido por veículo em PG

Corpo de Bombeiros encaminhou o motociclista para a UPA Santana. Acidente aconteceu na manhã desta…

% dias atrás

BD Analytics entra para a 14ª turma do Programa Startup SC

A empresa está entre as selecionadas da primeira etapa do Prêmio Sebrae Startups; CEO da…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade