Categorias: DestaquePolítica

Novos conselheiros tutelares eleitos assumem posse na Câmara de PG

A Prefeitura de Ponta Grossa e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realizaram nesta quarta-feira (10), na Câmara Municipal, a cerimônia de posse dos novos membros dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024/2027. Em Ponta Grossa, 32 Conselheiros foram eleitos, sendo 15 titulares e 17 suplentes.

A prefeita Elizabeth Schmidt deu as boas-vindas aos conselheiros tutelares empossados, destacando que a partir desta data eles terão uma grande responsabilidade nas mãos, sendo guardiões dos direitos das crianças e adolescentes da cidade de Ponta Grossa.

“Preservar as crianças e adolescentes da violência – de qualquer tipo – e de todos os riscos sociais, é uma obrigação de toda pessoa. Tanto quanto a de garantir acesso à Educação, ao lazer, à alimentação adequada e às oportunidades de evolução. Vivemos numa cidade maior, melhor e cada vez mais humana. Queremos viver numa cidade também mais justa e cada vez mais segura. Para todos”, disse.

Leia também: Lei proíbe uso de agrotóxicos próximo a escolas, UBS e núcleos residenciais em PG

Dados recentes de Ponta Grossa contabilizam, em 2023, mais de 40 mil atendimentos pelas três unidades de Conselhos Tutelares, sendo casos de violência contra crianças e adolescentes, bem como outras situações de direitos violados.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Denise Belo, comenta que, atualmente, o Conselho Tutelar de Ponta Grossa é dividido em três polos regionais que funcionam nas áreas leste, oeste e norte, com a atuação de cinco conselheiros por unidade, mas que – para este ano – o atendimento será ampliado.

“Foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a implantação do 4º Conselho Tutelar, o Conselho Tutelar Sul, que já está em fase de estudo para sua execução ainda no primeiro trimestre de 2024”, adianta Tatyana.

A presidente do CMDCA, Mônica Mongruel, destaca que Ponta Grossa vivencia um momento muito importante, com a posse dos Conselheiros Tutelares, alicerçado pela união e parceria do grupo de profissionais empossados. Segundo ela, este relacionamento fortalecido só tem a engrandecer a política de atenção à criança e ao adolescente.

“Temos hoje uma equipe melhor preparada, pois o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ampliou a fase de formação, passando de 40 para 180 horas de curso. Temos um grupo de conselheiros tutelares unidos e capacitados para promover a garantia de prioridade absoluta a todas as crianças e adolescentes de Ponta Grossa”, finaliza Mônica.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Anvisa proíbe venda de duas marcas de azeite

Medida deve-se à origem desconhecida das marcas

% dias atrás

Colisão entre veículos mobiliza socorristas na noite desta quinta em Ponta Grossa

Colisão frontal entre Agile e Corsa na Rua Aldo Bonde. Duas motoristas atendidas no local…

% dias atrás

Homem vai devolver carteira perdida e acaba preso pela GCM no centro de PG

Homem é preso no Centro de PG ao tentar devolver carteira perdida; ele tinha mandado…

% dias atrás

Rangel defende importância de Usina Termoelérica denunciada pela CEI do Lixo

Em entrevista ao Portal BnT, o deputado estadual defendeu a inovação da instalação do projeto…

% dias atrás

Vereador de Ipiranga é baleado e autor do disparo é levado à delegacia

O incidente ocorreu em circunstâncias ainda não esclarecidas e levou o político a ser imediatamente…

% dias atrás

Operário tem semana intensa de treinos em Manaus antes de enfrentar o Amazonas FC

Elenco do time paranaense faz ajustes finais em Manaus após maratona de viagens; Ingressos para…

% dias atrás