Nesta manhã de quinta-feira (2) os novos secretários de Castro tomaram posse na Prefeitura. Antes, Reinaldo conversou com os secretários para alinhar detalhes e projetos.
O prefeito destacou pontos importantes como a limpeza da cidade, a instalação de câmeras de monitoramento, valorização de funcionários e uma maior transparência nos trabalhos desempenhados pelo secretariado. “Vamos trabalhar com união, respeito, humanidade e atendimento ao contribuinte da melhor forma possível. Nós somos empregados, fomos eleitos”, disse Reinaldo na posse.
Até o momento, 12 secretarias foram definidas com a atual estrutura que existe pela gestão passada. Após, será enviado um projeto para a Câmara criando as novas secretarias. Um exemplo é da pasta de Indústria, Comércio e Turismo. Por enquanto, quem assume é o Ronie Cardoso Filho que já está com a Cultura. Depois da aprovação, Kasciano Roberto Moraes assume a pasta, qual segue com obras, serviços públicos e meio ambiente.
Com isso, ficou pela seguinte ordem. Hoje ficou como, Régis Moreno (vice-prefeito); Ricardo Cardoso Filho (governo), José Marioli Simão (fazenda); Matilvani Moreira (saúde); Luciane Farias (educação); Ronie Cardoso Filho (cultura, indústria, comércio e turismo), Günter Lesnau (família e desenvolvimento social); Esmir Reinaldo Kirchof (desenvolvimento urbano); Reinaldo Cardoso Filho (agricultura); Kasciano Roberto Morais (obras, serviços públicos e meio ambiente); Cristiano Meira de Lima (esporte); Fábio do Prado Pinheiro (segurança pública), Rodrigo Morais da Silva (administração) e Tania Issa (procuradoria geral).
Com a aprovação das novas secretarias, novos nomes e cargos mudam. Eles serão: Régis Moreno (comunicação, juventude e relações institucionais); Ronie Cardoso Filho (cultura); Rodrigo Morais da Silva (planejamento e patrimônio); Bianca Regina Rodrigues da Silva Mariano (mulher e da inclusão); Marcos Paulo Barbosa (tecnologia da informação) e Kasciano Roberto Morais (indústria, comércio e turismo).
A reportagem conversou com três secretários. Kasciano Roberto Morais, futuro secretário nomeado para a pasta de Indústria, Comércio e Turismo, conta que o turismo é a frente que pode fazer várias ações em um curto período. “Estará focando nas questões das rotas. Castro hoje não tem rota religiosa e vamos implantar, rota do centro histórico e também dos eventos que foi uma promessa de campanha do Dr. Reinaldo que é o ‘Castro Show, que além do rodeio e natal, teremos mais quatros eventos durante o processo da gestão”.
Sobre a parceira com o Guia de turismo do Portal Bnt ‘Conheça Campos Gerais’ que está se encaminhando para a 3° edição, detalha que “vamos manter e sem sombra de dúvida como o Reinaldo pediu que é a frente para iniciar de forma bem intensiva, vamos se reunir e trazer toda essa questão de fomentar e alavancar a parte turística de Castro”.
Para a área de segurança, o secretário Fábio do Prado Pinheiro explica que a nova contratação de novos guardas será um grande avanço ao município. “A guarda deu uma parada no tempo. Estamos há anos com o mesmo efetivo inicial, então vai quase dobrar o efetivo”. Ele também aponta sobre a instalação de câmeras de segurança na cidade. “A cidade tem mais de 70 mil habitantes e não tem um sistema a exemplo de Carambeí que já tem um monitoramento por câmeras. A ideia é aumentar cada vez mais esse sistema que vai estar interligado entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal. Vai ter a central na Polícia Militar de monitoramento em tempo real e isso vai auxiliar as equipes”.
Já o secretário de Saúde, Matilvani Moreira, explica sobre a questão da maternidade do Hospital Anna Fiorillo Menarim (Instituto Moriah) que precisa voltar com a realização do parto de risco intermediário. “Vamos buscar com todos os recursos disponíveis do município e do Estado. Além disso, a UPA estamos reestruturando a unidade, vamos criar cargos, colocar Assistente Social e Psicólogos para o médico cuidar do paciente e também do assistente e psicólogo atender o bem-estar dos familiares”.
Veja a reportagem:
Leia também: Confira os vereadores que vão comandar a Câmara de Castro entre 2025 e 2026