Cidades

Obras de saneamento estimulam índices de saúde e educação do Paraná, mostra estudo

 Boca no Trombone ete_113
Crédito: AEN
Paraná tem indicadores acima da média nacional em estudo recente do Instituto Trata Brasil

Apontado pelo Instituto Trata Brasil como um dos estados com os melhores índices de saneamento do País, o Paraná também aparece com indicadores acima da média nacional em um estudo recente da entidade que relaciona os impactos do acesso ao saneamento para grávidas, crianças e adolescentes, na saúde e no rendimento escolar.

O estudo “Futuro em risco: os impactos da falta de saneamento para grávidas, crianças e adolescentes”, divulgado em outubro pelo Trata Brasil, concluiu que quanto maior o acesso de uma população aos serviços de abastecimento de água tratada e de coleta de esgoto, menor é o risco de contrair doenças de veiculação hídrica e doenças respiratórias, assim como doenças ginecológicas e obstétricas. – Veja o estudo aqui.

O estudo revelou que a taxa de incidência de internações por doenças de veiculação hídrica e respiratórias na Primeira Infância no Brasil corresponde a 17,3, enquanto no Paraná, cuja área está sob alçada da Sanepar, o mesmo indicador é de 14,2. Já estados como Rondônia e Maranhão tiveram índices de 28,4 e 28, respectivamente, o dobro do Paraná.

Já na Segunda Infância e na Adolescência, que inclui também a incidência de doenças bucais, o indicador no Paraná é inferior a 0,8, enquanto a taxa brasileira é de 1,2. O Paraná também tem o menor volume de internações na segunda infância por doença bucal do Sul do País. O Maranhão, em outro extremo, estado com apenas 56,6% da população atendida com abastecimento de água tratada e somente 12,7% da população com serviços de coleta de esgoto em 2022, apresentou taxa de incidência de internação de quase 2 casos a cada 1.000 crianças.

EDUCAÇÃO – O estudo também aponta que a falta de saneamento interfere na escolarização e no desempenho escolar das crianças, com reflexos em longo prazo na formação escolar e no potencial de desenvolvimento profissional durante toda a vida. Segundo a análise do Trata Brasil, a diferença de renda ao longo da vida de um jovem que teve acesso ao saneamento durante sua infância e adolescência, é de 46,1% a mais do que aqueles que não tiveram o mesmo acesso.

O índice de disparidade idade-série das crianças e adolescentes brasileiros relacionada à falta de saneamento, considerou a disponibilidade de água tratada e coleta de esgoto na moradia, a disponibilidade de banheiro de uso exclusivo nas residências e o afastamento de atividades de rotina por motivo de doenças de veiculação hídrica ou respiratórias. De acordo com o estudo, entre os adolescentes de 19 anos em fim de escolaridade sem acesso ao saneamento, este atraso escolar no Brasil é de 66,7%, e no Paraná, de 47,5%, bem abaixo da média nacional.

EXCELÊNCIA – Presente em 344 municípios, a Sanepar tem atualmente 100% de atendimento com água tratada e 80,2% de coleta de esgoto, sendo que 100% do esgoto coletado é tratado. Com o maior programa de investimentos da história, a Companhia vai aplicar mais de R$ 11 bilhões nos sistemas de água e esgoto destes municípios até 2028.

“O acesso ao saneamento de excelência já é uma realidade efetiva no Paraná, e continuamos trabalhando para que este acesso possa chegar a todas as famílias. Ao universalizar os serviços de água e esgoto, estamos contribuindo para a saúde e o desenvolvimento pleno das potencialidades das crianças e adolescentes paranaenses, investindo em um futuro melhor para todos”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski.

Desde 2017, a Companhia aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de nortear ações para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos. Em abril deste ano, a Sanepar venceu o Prêmio Campeões do ODS 6, promovido pela Global Water Intelligence e pelo Global Water Leaders, em Londres. A premiação reconheceu mundialmente os esforços da empresa para alcançar o ODS 6: Água Potável e Saneamento – Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Leia também: Crianças de seis meses até dois anos de famílias de baixa renda podem receber alimentos gratuitamente em PG.

 

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)