A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa, com o apoio do Setor Operacional da 13ª SDP e do Grupo de Operações com cães (GOC) da Guarda Civil Municipal, realizou na manhã desta sexta-feira (1°), a Operação Audax com o cumprimento de cinco mandados judiciais, sendo quatro de busca e apreensão domiciliares e um de internação.
Um adolescente de 16 anos suspeito de praticar furtos e roubos de celulares foi apreendido na operação.
O delegado Fernando Ribeiro Vieira, titular da Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa, explica que as investigações se iniciaram após o registro de um furto de celular, ocorrido no dia 10 de outubro de 2024 a cerca de 70 metros da Delegacia do Adolescente, localizada no Jardim América.
Uma semana depois, em 17 de outubro de 2024, no mesmo local, o mesmo jovem roubou, mediante ameaça e uso de faca, um aparelho celular de uma adolescente. As vítimas, adolescentes, eram abordadas enquanto aguardavam o ônibus para retornar para casa da escola, sempre no fim de tarde.
Assim, no dia 18 de outubro de 2024, após uma troca de informações entre o Setor de Investigação da Delegacia do Adolescente e policiais militares do BPEC, foi possível identificar e localizar o adolescente nas proximidades de onde agia. Ele portava uma faca e, muito provavelmente, cometeria um novo roubo naquele dia.
Diante da gravidade dos fatos, foi representada pela internação deste adolescente e pela expedição de mandados de busca domiciliar em endereços vinculados a ele, e a endereços em que os aparelhos subtraídos possivelmente estariam, que foram deferidas pelo Poder Judiciário.
Com isso, na manhã de hoje (1°) foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão do adolescente infrator e localização dos aparelhos subtraídos das vítimas. Duas mulheres que estavam com os aparelhos foram presas em flagrante pelo crime de receptação.
O nome da operação, do latim “audácia”, remete à ousadia do adolescente de cometer esses atos infracionais a poucos metros da Delegacia do Adolescente e acreditar que ficaria impune.
O delegado destaca o êxito da operação, com a responsabilização do adolescente e a devolução desses bens para as vítimas. “A ação de hoje demonstra a resposta rápida e efetiva da Polícia Civil, por intermédio de um trabalho eficaz da equipe de investigação da Delegacia do Adolescente. Ainda hoje devolveremos esses celulares para as vítimas”.
Após a apreensão, o adolescente será encaminhado ao Centro de Socioeducação Regional de Ponta Grossa (CENSE) para cumprir a medida socioeducativa de internação, ficando à disposição da Justiça. As mulheres presas serão encaminhadas para a Cadeia Pública Hildebrando de Souza.
Leia também: Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira, 1° de novembro