No final da tarde desta segunda-feira (18) pacientes que aguardavam por atendimento médico na UPA Santa Paula, em Ponta Grossa, entraram em contado com o Portal Boca no Trombone para denunciar uma espera de mais de 6 horas. Uma senhora, que apresentava diversos problemas de saúde, foi até o local pela manhã, mas até o final da tarde não tinha conseguido consultar ainda.
[RELACIONADAS]De acordo com a pacientes, ela recebeu uma pulseira de cor azul, que indica o nível de emergência no atendimento, esta cor na tabela diz que a pessoa pode ser atendida em até 4 horas, mas ela já estava lá há 6 horas. “Ficam passando os outros na frente, como se a gente não tivesse dor e fome de ficar sentado igual uns trouxas”, desabafa a senhora.
Ela ainda relata que chegou às 11h00, “sentindo muitas coisas e o enfermeiro que analisa o paciente e escolhe qual será o nível de emergência me deu a cor azul, que é menos urgente, no qual diz na tabela de cores “atendimento em 4 horas “. Agora já é 17h24 e eu tô aqui ainda, sentada, sem comer, me sentindo mal e vendo eles passarem todo mundo na minha frente”, explicou.
“É um absurdo esse negócio de passar as outras cores na frente e ir deixando os outros com cara de tacho aqui. O atendimento dos médicos é demorado”, completa a paciente.
Entramos em contato com a Prefeitura de PG para entender o motivo desta demora nos atendimento e o que se pode fazer em situações como está, onde a pessoa está passando mal e não consegue atendimento, mas até o momento não tivemos respostas.