Ponta Grossa

Pais denunciam saúde pública de PG com falta de médico e superlotação em UPA

Pais de crianças doentes que precisam procurar por atendimento público em Ponta Grossa sofrem com a superlotação e demora no atendimento na UPA Santa Paula. Além da falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde, as crianças do município estão desassistidas.

Uma mãe entrou em contato com o Portal BnT para relatar o sofrimento que passou hoje (18) ao procurar atendimento, o filho está com um inchaço próximo à orelha. “Fui até o posto de saúde do Cerejeira e não tem médico. Queria ir na UBS da Santa Maria, mas eles não atendem por não ser da região. Passamos na UBS próxima ao Muffato, que dizem que atende crianças, mas não tinha médico atendendo. Então vim na UPA, cheguei as 11 horas da manhã, até agora [final da tarde] só passei pela triagem”, relatou.

Outra questão que a moça citou é que as crianças estão passando pela triagem no lado de fora da UPA, medindo a temperatura e a saturação. Ninguém entra no local. “Tem um monte de criança chorando, acho que estão tudo engripadas, tudo misturado. As mães estão de pé, não tem onde sentar, esta difícil. Se pelo menos tivesse um outro lugar para levar as crianças, mas nem isso tem.  A gente precisa da resposta da Prefeita ou alguém que pudesse arrumar uma solução”, desabafou a mãe. 

São diversas pessoas que estão inconformadas com a situação, outra mãe mandou mensagem, às 20:00 de hoje, informando que tinha mais de 30 crianças esperando a triagem na UPA, que estava muito cheio. Ela chegou a ir até a Unidade de Saúde Sady Macedo Silveira, mas disse que não tinha vagas.

Entramos em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa relatando o caso e pedido por respostas, mas até o fechamento da reportagem não tivemos respostas. 


Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone