A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o projeto que flexibiliza o uso de máscaras de proteção conta a Covid-19. Nesta quarta-feira (16) foi aprovado em segundo e terceiro turno, e em redação final.
Agora a proposta deve ser sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, o próprio Poder Executivo encaminhou o substitutivo para votação dos deputados. Após sancionada fica revogada a Lei Estadual 20.189/2020 que determinava o uso de máscara durante vigência do Decreto de calamidade pública no Paraná.
[RELACIONADAS]
A tramitação do projeto na ALEP repercutiu na Casa de Leis do Município de Ponta Grossa, onde vereadores debateram sobre o assunto durante a sessão ordinária de hoje.
A vereadora Josi do Coletivo (Psol) afirmou que mesmo diante da flexibilização do Estado, o município deve manter a cautela, principalmente ao que tange a vacinação dos jovens e estudantes.
“Nós temos estudantes que ainda estão com a primeira dose, se eles estiverem em ambientes externos, dificilmente estarão com uma máscara para uso em ambiente interno. A aprovação da Alep não nos impede sermos cautelosos, existem municípios que não estão com a vacinação, 100%”.
O integrante da Mesa Diretora da Câmara, vereador Doutor Erick (PSDB), também posicionou-se contra a medida adotada pelos deputados e pelo governado. Durante a fala,o parlamentar afirmou que o governo tomou uma decisão errônea ao flexibilizar o uso de máscaras.
“Eu sou contra, achei errônea a decisão do governo do Estado, visto que a própria OMS afirmou que a pandemia não acabou”.
Por outro lado, Leandro Bianco (Republicanos) apresentou uma moção de apelo, para que a prefeita Elizabeth Schmidt torne facultativo o uso de máscaras faciais em ambientes externos.
“Eu peço para os demais vereadores que assim como não suportam mais usar máscara, que votem favoráveis nesta moção”.
Por fim a moção de apelo Nº 119/2022 foi aprovada por 14 votos e será encaminha para o Poder Executivo