Lucas Fermin/SEED-PR
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná anunciou nesta quarta-feira (9) uma série de medidas para ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado. As ações incluem a realização do Dia D de Multivacinação, agendado para 10 de maio, e uma força-tarefa de imunização em escolas públicas, que começa já na próxima segunda-feira (14) e segue até o dia 31 de maio.
A mobilização conjunta entre a Sesa e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) tem como foco a atualização das carteiras de vacinação e o reforço das doses contra Influenza (gripe), Covid-19 e Febre Amarela, além de contemplar todas as vacinas de rotina do calendário nacional.
“A vacinação é um desafio constante e necessita da união. Precisamos expandir ainda mais a imunização no Estado e blindar nosso território, protegendo a população contra as doenças”, destacou o diretor-geral da Sesa, César Neves.
A medida visa, sobretudo, reverter a baixa cobertura vacinal observada em algumas regiões e reforçar a imunização de crianças, adolescentes e adultos.
O presidente do Cosems/PR e secretário municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Mello, reforçou a importância da mobilização.
“Abordamos assuntos de grande relevância para o Paraná e faremos uma força-tarefa de vacinação em uma grande mobilização tanto nas salas de vacinas quanto nas escolas”, afirmou.
Durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR), realizada em Curitiba, também foram pactuadas ações para reduzir a mortalidade materna e infantil. Dentre as estratégias estão:
Recomposição dos Grupos Técnicos de Agilização e Revisão de Óbitos (GTARO) regionais;
Capacitações com simuladores para treinamento de equipes de emergência obstétrica;
Atualização do Plano Regional de Redução de Mortalidade Materna;
Medidas para reforçar a segurança do paciente durante o pré-natal, parto e pós-parto.
“Não podemos perder vidas por mortes evitáveis. Pactuamos esse comprometimento para a redução dos índices”, afirmou César Neves.
A reunião também debateu temas estruturais como a organização dos dados nas Unidades Básicas de Saúde, a fusão dos grupos condutores dos programas PlanificaSUS e PNAES, além do andamento da Fase 3 do Opera Paraná, que amplia o acesso a cirurgias eletivas nos municípios.
A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes, chamou atenção para o aumento de casos de dengue no Estado e reforçou a importância do manejo clínico adequado nas unidades de saúde.
“A hidratação é o ponto focal para a recuperação e tratamento das pessoas diagnosticadas com dengue”, pontuou.
A pauta também incluiu debates sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), modernização dos dados via SUS Digital, estratégias de prevenção à Aids e ações para redução da fila de espera por consultas e exames de especialidades.
Com todas essas frentes, o Governo do Paraná busca fortalecer as políticas públicas de saúde, garantindo acesso, prevenção e qualidade na atenção básica e especializada
O principal objetivo da lei é garantir que os alunos universitários tenham acesso a uma…
Qualquer pessoa pode e deve denunciar crimes ambientais de forma anônima, colaborando com a proteção…
As plataformas foram desenvolvidas com o objetivo de promover mais agilidade, transparência e acesso aos…
O confronto está marcado para o dia 1º de maio (quinta-feira), às 16h, em Ponta…
A ação busca aproximar jovens talentos femininos de lideranças da Tetra Pak e promover um…
Realizado pelo Grupo Temini, o projeto tem como objetivo fomentar o diálogo entre especialistas e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade