Cidades

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (7)

Meta do Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% dos grupos prioritários em 2025 Boca no Trombone Meta do Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% dos grupos prioritários em 2025
Tomaz Silva/Agência Brasil
Meta do Ministério da Saúde é imunizar ao menos 90% dos grupos prioritários em 2025

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa oficialmente nesta segunda-feira (7) em todo o país. A ação é promovida pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo imunizar, até o fim da campanha, pelo menos 90% do público-alvo formado por grupos prioritários — entre eles, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes e profissionais da saúde.

Além desses, também estão aptos a receber a dose da vacina:

  • puérperas (até 45 dias após o parto);

  • professores dos ensinos básico e superior;

  • povos indígenas;

  • pessoas em situação de rua;

  • profissionais das forças de segurança, de salvamento e das Forças Armadas;

  • pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais;

  • pessoas com deficiência permanente;

  • caminhoneiros;

  • trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e portuários;

  • funcionários do sistema prisional;

  • e pessoas privadas de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Vacina protege contra três cepas

O imunizante ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra três cepas do vírus da influenza: H1N1, H3N2 e B. A vacina reduz significativamente o risco de desenvolver formas graves da doença e mortes, com eficácia estimada entre 60% e 70% para casos graves e óbitos, segundo o Ministério da Saúde.

Ainda conforme a pasta, a vacina pode ser administrada simultaneamente com outras do Calendário Nacional de Vacinação, como a da Covid-19 e a tríplice viral, sem prejuízo à eficácia.

Cronograma e distribuição

Em 2025, a campanha ocorrerá em duas etapas, respeitando as especificidades climáticas das regiões brasileiras:

  • Março e abril: vacinação nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

  • Setembro: vacinação na Região Norte, alinhada ao chamado “inverno amazônico”, período de maior circulação de vírus respiratórios na região.

Para abastecer a campanha, o Ministério da Saúde adquiriu um total de 73,6 milhões de doses. No primeiro semestre, 67,6 milhões serão destinadas às regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já no segundo semestre, 5,9 milhões de doses seguirão para os estados da Região Norte.

Alerta sobre baixa cobertura em 2024

Os dados da campanha do ano anterior acenderam um alerta: a cobertura vacinal entre os grupos prioritários ficou abaixo do esperado. Em 2024, a taxa foi de apenas 55,19% nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e de 48,89% na Região Norte.

Por isso, o Ministério da Saúde faz um apelo à população:

“Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas”, reforça a nota oficial da pasta.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de reação alérgica grave (anafilaxia) a doses anteriores do imunizante.

Como se vacinar

A população pode buscar os postos de saúde mais próximos com documento de identificação e, se possível, a carteirinha de vacinação. Os profissionais pertencentes aos grupos prioritários devem apresentar comprovante de atuação.

A campanha segue até que todas as doses sejam aplicadas. A orientação é que os grupos prioritários não deixem para a última hora, pois a imunização é essencial, principalmente com a chegada das estações mais frias, período de maior circulação dos vírus respiratórios.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Suspeito de matar caminhoneiros em PG conta como ocorreu Veículo tomba após ser atingido por outro em PG Dois municipios passam por obras de duplicação e pavimentação PCPR prende suspeito de matar motorista por engano Previsão do Tempo 15 de abril Via Araucária movimento estradas PR Ocorrências policiais.