Categorias: Campos GeraisDestaque

Parlamentares de Castro aprovam Fundo Municipal para Calamidades Públicas

Aconteceu nesta quarta-feira, 1° de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Castro, a aprovação do projeto de lei que cria o Fundo Municipal para Calamidades Públicas, que terá como finalidade custear, no todo ou em parte, ações de resposta e de recuperação de áreas atingidas por desastres reconhecidas por situação de emergência ou de estado de calamidade pública.

O projeto foi criado devido a atual situação do município em decorrência das chuvas em excesso que tem causado prejuízos e transtornos à população. Ainda na presente sessão foi aprovado o requerimento que será encaminhado ao Governador do Estado Ratinho Junior e ao Deputado Estadual Moacyr Elias Fadel Junior, solicitando a destinação de recursos para amenizar os danos causados pelas enchentes no Município de Castro.

Leia também: Pavimentação desmorona no Sabará e moradores exigem atitude da prefeitura

De autoria do vereador presidente Neto Fadel (Patriota), o texto destaca a solicitação de recursos urgentes para o enfrentamento das grandes perdas sofridas pela comunidade castrense. O recurso tem como objetivo ajudar as famílias desabrigadas com a distribuição de alimentos, colchões, lonas, roupas e utensílios domésticos, assim como a recuperação das estradas rurais.

Alteração do projeto de lei

Entrou nesta sessão a primeira votação do projeto de lei do Executivo Municipal que dispõe sobre a data-base dos servidores, com emendas. Durante a discussão do projeto, foi solicitado vistas e apenas na semana que vem, ele volta para pauta como 1ª discussão e votação.

Foi apresentada uma proposta de emenda que teve parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, mas de última hora foi proposta outra emenda e como não passou para avaliação, o vereador Gerson Sutil (Podemos) pediu avaliação da emenda com os demais integrantes da Comissão.

Professor Jonathan Barros fez o uso da tribuna para destacar seu compromisso com os professores, além de relembrar a discussão que aconteceu no ano de 2016. “O salário dos professores é motivo de discussão já faz muito tempo”, durante os 20 minutos de fala foi realçado que o ajuste aconteceu em 81% ainda na gestão do então prefeito Moacyr Fadel. “E claro que esse reajuste salarial iria provocar problemas a médio prazo para resolver e isto estava claro. O que significa estudar e dialogar com os maiores interessados, para que as tabelas sempre sejam reajustadas, assim como já foi realizado nos anos anteriores” completou.

Sistema Pluvial

O vereador Zeca do Abapan (Podemos) apresentou uma solicitação ao Secretário Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, à possibilidade de abertura de galerias pluviais na Rua Maestro Benedito Pereira, incluindo a quadra da casa n° 545, no centro, devido às chuvas e o grande volume de água, que acaba entrando na casa dos moradores.

Já os parlamentares Jhonnathan Flugel (Podemos), Professor Jonathan Barros (Podemos) e Presidente da Casa solicitaram informações sobre a possibilidade de reparos ou reforma no sistema pluvial da Rua Francisco de Assis Andrade, na Vila Rio Branco.

Redutor de velocidade

Outros pedidos a Secretaria de Infraestrutura, são referentes à possibilidade de instalação de travessia elevada para pedestres na Rua José Waldemar Iucksch, em frente à Escola Estadual Matilde Baer e a necessidade da instalação de uma lombada ou redutor de velocidade na Rua Heráclio Mendes de Camargo, na Vila Santa Cruz, próximo à Antiga Fábrica Latorre.

Iluminação

Três requerimentos com foco na iluminação do município foram aprovados,  o primeiro deles, destinado ao Superintendente Regional do DER, para reparos na iluminação dos postes, na Rotatória da Rodovia  ngelo Lopes, que engloba a PR- 340 e PR-090; os outros dois encaminhados à pasta de Infraestrutura e Meio Ambiente, para a troca da iluminação por luzes mais potentes na Rua Herculano Martins de Oliveira, no Jardim Colonial e a troca da iluminação do Parque Lacustre para lâmpadas de LED, reiterando o Requerimento nº 73/2023, já apresentado em sessão no início do ano.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Mabel Canto emite nota e anuncia suspensão de atividades após incidente com Sandra Queiroz

Mabel Canto emite nota sobre incidente com candidata a vice-prefeita em Ponta Grossa

% dias atrás

Trabalhador sofre fratura grave durante acidente na SANEPAR em Ponta Grossa

Trabalhador sofre fratura grave após manilha cair em sua perna durante serviço na SANEPAR, Ponta…

% dias atrás

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto é hospitalizada após se engasgar com carne em Ponta Grossa

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto, é hospitalizada após engasgo em Ponta Grossa. Samu precisou…

% dias atrás

Colisão entre Gol e Palio deixa três feridos em bairro de Ponta Grossa

Acidente na Vila Isabel, Ponta Grossa: Gol capota após colisão com Palio que furou a…

% dias atrás

Homem é preso em Irati por violação de ordem judicial da Lei Maria da Penha

Homem é preso em flagrante em Irati por descumprir medida protetiva da Lei Maria da…

% dias atrás

Viação Campos Gerais está contratando

A vaga que está aberta na VCG é a de torneiro mecânico. Os interessados a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade