Destaque Ponta Grossa

Pesquisa que monitora pós-covid na região inicia ligações para toda população

O objetivo é analisar as respostas que foram dadas à pandemia e as ações pós o período de maior frequência de casos de Covid-19

Professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão em trabalho de monitoramento de pacientes que tiveram Covid-19 na região. Coordenada pelos docentes Pollyana de Oliveira Borges e Carlos Eduardo Coradassi, a pesquisa faz busca ativa por pessoas que tiveram a doença em Ponta Grossa a partir de 2020, com ligações e preenchimento online de questionários. O objetivo é analisar as respostas que foram dadas à pandemia e as ações pós o período de maior frequência de casos de Covid-19. As ligações são feitas a toda população do município.

A pesquisa da UEPG é desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Fundação Municipal de Saúde (FMS), intitulada ‘Pandemia da Covid-19: características e respostas do Sistema Único de Saúde e vigilância da covid-longa em município de médio porte’. O projeto começou como pesquisa de pós-doutorado da professora Pollyana, em 2022. “Vamos acompanhar a frequência, mortalidades, imunização, o que aconteceu com o número de casos e óbitos após a imunização e medidas restritivas”, explica.

Metodologia 

As ligações acontecem em um call center instalado no Bloco M, em que estudantes e residentes irão ligar para pessoas que tiveram RCT-PCR positivo desde 2020. A lista de contatos foi cedida pela FMS, com autorização do comitê de ética da instituição. “Iniciamos os contatos, em um primeiro momento com profissionais da saúde, e agora toda a população que teve Covid-19 receberá as ligações”, conta Pollyana.

As pessoas que receberem as ligações irão responder perguntas como: Quais são os eventos de saúde mais frequentes percebidos no pós-covid? Quanto tempo durou? Onde estão buscando atendimento? Sabem que algumas doenças poderiam estar relacionadas à Covid-19? O trabalho dará uma grande devolutiva à sociedade, segundo a professora. “Esta é uma pesquisa que vai dar muitas respostas para os ponta-grossenses, além de ajudar a rede de serviços SUS a se organizar. Tem muitas respostas que a gente pode conseguir alcançar com essa pesquisa”, finaliza a professora.

Moradores devem ficar atentos às ligações dos números 42 9857-2529; 42 3220-1019; 42 3220-1017; 42 99866-0480; 42 99849-8044; 42 99857-2529, para poderem atender e participar da pesquisa. Os números são exclusivos para a pesquisa e não atendem outras demandas.

Leia também: Trabalhadoras terceirizadas da educação de PG marcam assembleia para resolver paralisação


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR