A Polícia Federal afirmou que foram encontrados danos nos cabos de sustentação da torre de energia derrubada no oeste do Paraná. Os trabalhos de manutenção iniciaram ainda nesta manhã, e devem seguir pelos próximos dias já que a torre de transmissão foi tombada.
Segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a ocorrência de derrubada tem sinais de “vandalismo e sabotagem”; o caso ocorreu na última segunda-feira (9). Ainda segundo a Agência, houve pequenas quedas de energia, mas nada afetou o Sistema Integrado Nacional (SIN) no estado do Paraná.
Ainda segundo o documento da Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os cabos de aço que sustentam as torres foram cortados e não houve registro de fortes vendavais, que poderiam causar a queda da torre. Ainda segundo a Aneel, outras três torres sofreram avarias, mas não tiveram a distribuição de energia afetada.
Em nota a Aneel informou que uma “rotina de acompanhamento foi criada nesta segunda-feira para verificar e atualizar informações sobre quaisquer eventos nos ativos e instalações do Ministério de Minas e Energia (MME).”