Categorias: Ponta Grossa

PG forma Comitê para combater transmissão vertical de HIV e outras infecções

A prefeita de Ponta Grossa,Elizabeth Schmidt,  em cumprimento ao Decreto nº 24.180/2024, instituiu oficialmente o Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatites B e C e Doença de Chagas. A medida visa reforçar ações de vigilância, prevenção e controle para eliminar essas infecções no município.

O Comitê é composto por profissionais de diferentes áreas da saúde pública, integrando representantes do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Atenção Primária à Saúde, do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger, da Vigilância Epidemiológica e setores de apoio administrativo e técnico.

“O comitê é composto por uma equipe multiprofissional e visa não apenas monitorar e investigar casos, mas também propor estratégias eficazes que fortaleçam a rede de saúde materno infantil, promovendo cuidados integrados e prevenindo futuras transmissões. Através do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e da promoção de ações coordenadas, o Comitê tem por principal objetivo contribuir significativamente para a eliminação das transmissões verticais, estabelecendo uma base sólida para um futuro com ainda menos riscos para gestantes e crianças”, reforça Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe inclui enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de enfermagem, com responsabilidade de investigar casos de transmissão vertical e propor estratégias eficazes para erradicar essas infecções.

Entre os membros nomeados estão Jean Fernando Sandeski Zuber (enfermeiro do SAE/CTA), Claudia Maria Hey da Silva (assistente social), Francielly de Souza Campos e Débora Viviane Stadler (enfermeiras da Atenção Primária), além de Natielle Gianine Bueno e Ludmila Meira Hilgenberg (farmacêuticas bioquímicas do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger).

A criação do comitê atende à necessidade de fortalecer as iniciativas locais de saúde pública, alinhando-as às diretrizes de combate à transmissão vertical, que ocorre quando a mãe infecta o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

A expectativa é de que, por meio de investigações detalhadas e estratégias coordenadas, seja possível reduzir significativamente os índices de infecção vertical, beneficiando a saúde da população e promovendo maior segurança no acompanhamento materno-infantil em Ponta Grossa.

 

 

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Regiões de Uvaranas e Cará-Cará podem ficar sem água hoje

Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Prefeitura de PG realiza aula instrutiva contra afogamentos

Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade