Ponta Grossa

PG forma Comitê para combater transmissão vertical de HIV e outras infecções

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/c321fe0ecab84b855269f9463ce7bbf1.jpg
A transmissão vertical ocorre quando a mãe infecta o bebê durante a gestação, parto ou amamentação; A expectativa é reduzir as ocorrências

A prefeita de Ponta Grossa,Elizabeth Schmidt,  em cumprimento ao Decreto nº 24.180/2024, instituiu oficialmente o Comitê Municipal de Investigação da Transmissão Vertical de HIV, HTLV, sífilis, hepatites B e C e Doença de Chagas. A medida visa reforçar ações de vigilância, prevenção e controle para eliminar essas infecções no município.

O Comitê é composto por profissionais de diferentes áreas da saúde pública, integrando representantes do Serviço de Atendimento Especializado e do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), da Atenção Primária à Saúde, do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger, da Vigilância Epidemiológica e setores de apoio administrativo e técnico.

“O comitê é composto por uma equipe multiprofissional e visa não apenas monitorar e investigar casos, mas também propor estratégias eficazes que fortaleçam a rede de saúde materno infantil, promovendo cuidados integrados e prevenindo futuras transmissões. Através do monitoramento dos indicadores epidemiológicos e da promoção de ações coordenadas, o Comitê tem por principal objetivo contribuir significativamente para a eliminação das transmissões verticais, estabelecendo uma base sólida para um futuro com ainda menos riscos para gestantes e crianças”, reforça Priscila Degraf, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

A equipe inclui enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos de enfermagem, com responsabilidade de investigar casos de transmissão vertical e propor estratégias eficazes para erradicar essas infecções.

Entre os membros nomeados estão Jean Fernando Sandeski Zuber (enfermeiro do SAE/CTA), Claudia Maria Hey da Silva (assistente social), Francielly de Souza Campos e Débora Viviane Stadler (enfermeiras da Atenção Primária), além de Natielle Gianine Bueno e Ludmila Meira Hilgenberg (farmacêuticas bioquímicas do Laboratório Geral Dr. Alfredo Berger).

A criação do comitê atende à necessidade de fortalecer as iniciativas locais de saúde pública, alinhando-as às diretrizes de combate à transmissão vertical, que ocorre quando a mãe infecta o bebê durante a gestação, parto ou amamentação.

A expectativa é de que, por meio de investigações detalhadas e estratégias coordenadas, seja possível reduzir significativamente os índices de infecção vertical, beneficiando a saúde da população e promovendo maior segurança no acompanhamento materno-infantil em Ponta Grossa.

 

 

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real