Categorias: Campos Gerais

Piraí do Sul completa 143 anos de emancipação política

O município de Piraí do Sul completa nesta terça-feira (5), 143 anos de emancipação política, porém como fundação o município comemora em 12 de abril, 151 anos.

A história de Piraí do Sul, semelhante a outros municípios e cidades da região, nasce no rastro das tropas no séc. XVII, popularmente conhecido como a Rota dos Tropeiros ou Caminho de Viamão. A primeira denominação do atual município de Piraí do Sul foi Bairro da Lança.

Em conversa com a reportagem do Portal Boca no Trombone, o prefeito Henrique Carneiro destacou que a cidade conta sempre com um povo acolhedor e hospitaleiro. “Devemos ter orgulho da nossa terra, por isso eu trabalho tanto para fazer de Piraí uma terra de oportunidades, uma cidade que tenha qualidade de vida para que tenhamos ainda mais prazer em falar que somos Piraienses, desejo saúde, prosperidade e vida longa, vamos continuar lutando para o bem de todos”.

Sobre seu mandato disse “muitas conquistas importantes para nossa Piraí, vários investimentos para todos os setores, inclusive melhorias na capacidade energética, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, infraestrutura de ruas e avenidas, construção, ampliação e reformas de escolas, novos postos de saúde, sem contar inúmeros investimento na educação e saúde da nossa população. Temos um banco de projetos onde faremos novos investimentos afim de atrair mais emprego e renda para nossa população, sem esquecer das construções de unidades habitacionais”.

Já em relação ao Rodeo Fest realizado em outubro, o prefeito descreveu que as negociações estão em andamento dos shows e os preparativos bem adiantados. Por fim, conta que “contamos com uma administração focada no desenvolvimento e progresso, temos investido muito recurso na área de saúde e educação e sempre fomentando a geração de emprego e renda, estamos investindo e iremos continuar a investir na qualificação profissional para melhorar ainda mais a empregabilidade”.

Mais história de Piraí do Sul

O início do povoamento de origem europeia deu-se em princípios do século XVII, numa área de terras localizada no Vale do Rio Piraí e pertencente ao padre Lucas Rodrigues França, filho do capitão-governador João Rodrigues França e fundador de arraiais de mineração e dono da sesmaria que deu origem a Piraquara.

Em meados do século XVIII, os moradores dos bairros do Piraí, Lança, Fundão e cercanias movimentaram-se para construírem uma capela. A pequena igreja foi levantada no local denominado Campo Comprido, sob a invocação de Nossa Senhora de Santa Ana que depois do falecimento de seus fundadores ficou em ruínas. Em meados do século XIX, os moradores do Bairro da Lança ergueram uma nova capela, na qual entronizaram a imagem do Senhor Menino Deus, e ao redor do templo efetivou-se a povoação.

A Igreja Matriz de Piraí do Sul foi inaugurada em fevereiro de 1859, sob a benção de frei Mathias de Gênova, após cerca de 10 anos de construção. Dado o desenvolvimento da localidade, em 12 de abril de 1872, através da lei provincial nº 329, o povoado de Lança eleva-se à categoria de freguesia, denominada Pirahy, sob a invocação do Menino Deus e com território pertencente ao município de Castro, desmembrando-se pela lei provincial nº 631, de 5 de março de 1881, ao ser elevado à condição de vila. A instalação solene ocorreu em 24 de julho de 1882, ocasião em que foram empossados os primeiros vereadores de Piraí. Já em 23 de abril de 1946, ocorreu a instalação da Comarca.

O decreto-lei nº 199, de 30 de dezembro de 1943, alterou a denominação para Piraí-Mirim, passando a denominar-se Piraí do Sul pela lei estadual nº 2, de 11 de outubro de 1947. O nome “Piraí” é uma referência ao Rio Piraí, que banha o município. O termo provém da língua tupi e significa “rio dos peixes”, através da junção de pirá (peixe) e ‘y (rio). A expressão “do Sul” foi acrescentada para diferenciar o município do município de Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

Com informações assessoria da prefeitura

Leia também: Moradores de Castro reclamam sobre a falta do transporte rural; prefeito se pronuncia

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Prefeitura de Palmeira pede conscientização da população sobre o descarte irregular de lixo no Distrito Industrial

Local havia passado por limpeza nos últimos dias. A prefeitira pede que a população denuncie…

% dias atrás

Ponta Grossa elege representantes para o Congresso Estadual da APP-Sindicato

A etapa regional do congresso mostrou a força e a determinação dos professores de Ponta…

% dias atrás

Homem é preso em flagrante por agredir, perseguir e de tentar atropelar companheira em Carambeí

A vítima apresentava marcas visíveis no pescoço de uma tentativa de esganadura e na região…

% dias atrás

Concessionária Via Araucária promove feirão de empregos nesta sexta-feira (5) na região

Mutirão acontece na sexta-feira (5), das 8h às 17h, em Campo Largo e Irati, e…

% dias atrás

Ex-funcionário da VCG morre carbonizado em acidente com caminhão na região

O motorista era morador de Ponta Grossa. Ele morreu carbonizado.

% dias atrás

Festival de inverno, gastronomia e festas animam o calendário turístico do Paraná em julho

O inverno é o mote para festivais, como o de Curitiba, que anima o centro…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade