Brasil Paraná

Pobreza menstrual entra nos assuntos mais falados do Twitter

O termo “pobreza menstrual” está em alta nas redes sociais, por conta do veto do presidente da república Jair Bolsonaro (sem partido), referente a oferta gratuita de absorventes higiênicos, além de outros cuidados com a saúde menstrual para mulheres brasileiras. A decisão, que foi tomada ontem (7) pelo presidente, entrou nos assuntos mais comentados do Twitter. Mas você sabe o que é pobreza menstrual? 

Com base no Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a pobreza menstrual acontece quando uma pessoa que menstrua não tem recursos, sejam financeiros ou de conhecimento, para cuidar do período menstrual. Nisso se encaixa a falta de verba para a compra de absorventes. Muitas mulheres deixam de trabalhar quando estão menstruadas, por não terem acesso a higiene básica. E o mesmo ocorre com meninas entre 12 a 19 anos, que deixam de ir à escola.

No estudo “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violação de direitos”, publicado em 2021, pessoas de baixa renda que menstruam chegam a usar miolos de pães, em vez de absorventes descartáveis, por conta do preço do produto.

No Paraná, o governador Ratinho Jr. (PS) sancionou a lei 20.717/2021, que pretende combater à pobreza menstrual no Estado. Em Ponta Grossa, projetos sociais como Rosas de Luxemburgo, juntamente com o Casulo Casa Colaborativa, fazem arrecadação de absorventes e distribuem para mulheres em situação de vulnerabilidade. 


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG