Podcast ‘Café com Terapia’ estreia com foco em inteligência emocional

No lançamento do Podcast “Café com Terapia”, a terapeuta integrativa Maria Angélica recebeu como primeiro convidado Hani Dufech, diretor do Instituto Princípio Kaizen. Hani, que se considera um treinador comportamental especializado em programação neurolinguística, coaching e gestão emocional, abordou diversos assuntos envolvendo a inteligência emocional.

Hani iniciou o assunto falando sobre os estudos do renomado jornalista e PHD em psicologia, Daniel Goleman, que identificou quatro domínios essenciais para os primeiros passos em direção à inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, empatia e desenvolvimento de habilidades sociais. Hani explicou que a verdadeira essência da inteligência emocional reside na capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções.

“Com a inteligência emocional, você consegue trazer uma resposta sobre o que está sentindo, mas quem garante que essa resposta é sincera consigo mesmo? Quem garante que essa resposta não é uma grande cortina de fumaça para acobertar algo mais profundo e doloroso? Por isso, a ajuda de um profissional em alguns momentos é fundamental; ele é a pessoa que vai te manter no caminho e te levar de encontro com o que você está buscando”, enfatizou Hani.

EMOÇÕES PODEM SER USADAS PARA ABRIR CAMINHOS

Dufech destacou a importância de entender que não existem emoções ruins ou negativas, mas sim reações e comportamentos resultantes das diversas situações da vida. “Talvez você tenha sentido raiva, falado algo para uma pessoa com palavras carregadas de raiva e se arrependeu depois. Ou até mesmo possa ter sentido medo de fazer algo novo ou dar um passo a mais. Todas essas emoções, seja raiva, medo, tristeza, elas podem ser utilizadas de uma maneira totalmente positiva e possibilitadora mas para isso a pessoa precisa saber como lidar com isso”, disse.

“Todas essas emoções, seja raiva, medo, tristeza, elas podem ser utilizadas de uma maneira totalmente positiva e possibilitadora, mas para isso a pessoa precisa saber como lidar com isso”, acrescentou Hani.

O diretor do instituto também discutiu o processo de autogestão, enfatizando a importância de ter consciência de como cada emoção, incluindo as secundárias e derivadas, impacta o corpo e a postura das pessoas.

Assista abaixo o podcast completo:

Leia também: Filme Nosso Lar 2: Os Mensageiros chega aos cinemas de Ponta Grossa

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Aliel questiona boicote do Carrefour e defende o agro brasileiro

Parlamentar paranaense é coordenador da Frente da Bioeconomia e afirma que as normas ambientais brasileiras…

% dias atrás

Dupla é presa após operação em bairro de PG. Um era fugitivo do Rio Grande do Sul

Um foi preso por porte ilegal de arma de fogo, já o outro tinha um…

% dias atrás

Condutor de trator embriagado colide com viatura da PM e acaba preso na região

Durante a abordagem em um bar, o homem que conduzia um trator acabou colidindo com…

% dias atrás

Na reta final, Palmeiras assume liderança do Brasileirão após empate do Botafogo

O feito é semelhante ao que aconteceu no ano passado, quando o Verdão conquistou o…

% dias atrás

Em última partida do ano, Operário enfrenta o CRB fora de casa. Veja detalhes

O time de Rafael Guanaes não possui mais chances de acesso, mas pode garantir a…

% dias atrás

Motorista é preso por dirigir sob efeito de drogas e conhaque em avenida de PG

Indíviduo confessou que havia usado maconha e tomado conhaque antes de dirigir. Segundo os policiais,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade