Podcast ‘Café com Terapia’ estreia com foco em inteligência emocional

No lançamento do Podcast “Café com Terapia”, a terapeuta integrativa Maria Angélica recebeu como primeiro convidado Hani Dufech, diretor do Instituto Princípio Kaizen. Hani, que se considera um treinador comportamental especializado em programação neurolinguística, coaching e gestão emocional, abordou diversos assuntos envolvendo a inteligência emocional.

Hani iniciou o assunto falando sobre os estudos do renomado jornalista e PHD em psicologia, Daniel Goleman, que identificou quatro domínios essenciais para os primeiros passos em direção à inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, empatia e desenvolvimento de habilidades sociais. Hani explicou que a verdadeira essência da inteligência emocional reside na capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções.

“Com a inteligência emocional, você consegue trazer uma resposta sobre o que está sentindo, mas quem garante que essa resposta é sincera consigo mesmo? Quem garante que essa resposta não é uma grande cortina de fumaça para acobertar algo mais profundo e doloroso? Por isso, a ajuda de um profissional em alguns momentos é fundamental; ele é a pessoa que vai te manter no caminho e te levar de encontro com o que você está buscando”, enfatizou Hani.

EMOÇÕES PODEM SER USADAS PARA ABRIR CAMINHOS

Dufech destacou a importância de entender que não existem emoções ruins ou negativas, mas sim reações e comportamentos resultantes das diversas situações da vida. “Talvez você tenha sentido raiva, falado algo para uma pessoa com palavras carregadas de raiva e se arrependeu depois. Ou até mesmo possa ter sentido medo de fazer algo novo ou dar um passo a mais. Todas essas emoções, seja raiva, medo, tristeza, elas podem ser utilizadas de uma maneira totalmente positiva e possibilitadora mas para isso a pessoa precisa saber como lidar com isso”, disse.

“Todas essas emoções, seja raiva, medo, tristeza, elas podem ser utilizadas de uma maneira totalmente positiva e possibilitadora, mas para isso a pessoa precisa saber como lidar com isso”, acrescentou Hani.

O diretor do instituto também discutiu o processo de autogestão, enfatizando a importância de ter consciência de como cada emoção, incluindo as secundárias e derivadas, impacta o corpo e a postura das pessoas.

Assista abaixo o podcast completo:

Leia também: Filme Nosso Lar 2: Os Mensageiros chega aos cinemas de Ponta Grossa

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Rapaz é baleado na mão em bairro de Ponta Grossa

Caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira. Homem recusou encaminhamento para um hospital

% dias atrás

Ponta Grossa e região iniciam a semana com temperaturas amenas

Nesta segunda-feira (20) a instabilidade diminui no Paraná. Entre os Campos Gerais, RMC e litoral…

% dias atrás

Motociclista fica gravemente ferido ao colidir com muro de proteção e cair de viaduto em PG

Motociclista de 23 anos foi socorrido e levado para o Hospital Universitário (HU-UEPG). O acidente…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta segunda-feira (20)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Operário empata contra o Ceará e mantém jejum de vitórias

Time de Ponta Grossa, mais uma vez, deixou escapar pontos importantes jogando dentro de casa.…

% dias atrás

Travesseiro, por Renata Regis Florisbelo

Na coluna desta semana, a artista Renata Regis Florisbelo compartilha mais uma de suas produções…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade