Cidades

Polícia do Paraná orienta turistas sobre golpe do aluguel no Litoral

DCIM100MEDIADJI_0437.JPG

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) orienta turistas e moradores sobre como se prevenir e o que fazer em casos do golpe do falso aluguel. Na época de veraneio e festas de fim de ano, a procura por quartos, quitinetes e casas aumenta. Os estelionatários se aproveitam da situação e há um aumento significativo na aplicação do golpe.

No golpe do falso aluguel, o estelionatário anuncia um imóvel com preço abaixo do mercado e o locatário, mesmo sem conhecer o local, fecha o negócio e paga um adiantamento dos valores acertados com o suposto “locador”. Em alguns casos, a farsa acaba sendo descoberta só quando o locatário chega no imóvel, ocasionando transtorno e frustração.

De acordo com o delegado Emmanoel David, da Delegacia de Estelionato, uma das principais formas de evitar cair no golpe é visitar a casa. “Se possível, se desloque até o local que você quer alugar para ver se realmente aquele imóvel existe”, diz.

A dica é priorizar a locação por meio de imobiliárias ou pessoas que já foram até o local que você quer alugar. Outra orientação feita pelo delegado é estar atento aos valores. “Desconfie de ofertas muito baratas, desconfie sempre de valores que devem ser pagos antecipadamente”, afirma.

Boletim de Ocorrência

 Caso seja vítima do golpe, a orientação é registrar o quanto antes o Boletim de Ocorrência. Ele pode ser feiro na unidade mais próxima ou de forma online, pelo site da PCPR. O registro online é rápido e evita deslocamentos desnecessários.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone