Categorias: Ponta Grossa

Política de Cotas da UEPG completa 3 anos com mais de 500 inscrições por ano de candidatos negros no vestibular

Com o objetivo de ampliar o acesso de pessoas negras, com deficiência e oriundas de escolas públicas ao ensino superior, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ampliou, em 2022, sua política de cotas para ingresso na instituição por meio do vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS). As cotas na UEPG são regulamentadas pela Resolução Universitária nº 2022.28, aprovada pelo Conselho de Administração.

Segundo a resolução, serão reservadas para ingresso nos cursos de graduação da UEPG, por curso e turno, 5% (cinco por cento), de forma irrestrita, para candidatos com deficiência, independente do percurso de formação escolar, 5% (cinco por cento), de forma irrestrita, para candidatos que se autodeclarem negros, independente do percurso de formação escolar, 10% (dez por cento) para candidatos que se autodeclarem negros oriundos de Instituições Públicas de Ensino, de até 40% (quarenta por cento) aos candidatos oriundos de Instituições Públicas de Ensino e de até 40% (quarenta por cento) destinadas a concorrência universal.

De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), em 2024, 505 candidatos se inscreveram para concorrer as vagas de cotas para negros, sendo 218 de caráter geral e 287 oriundos de escolas públicas. Em 2023 o número foi praticamente semelhante: 503 cotistas se inscreveram. Já no primeiro ano da nova política, em 2022, foram 334 inscritos.

Tornar a UEPG cada vez mais inclusiva foi um trabalho da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) por meio da Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Política de Cotas da Universidade. “A Universidade deu um passo muito importante, no sentido de se tornar visivelmente plural. O trabalho da Comissão foi bastante intenso, durante quase dois anos, a partir de um plano de trabalho e com muitos eventos e reuniões com a comunidade acadêmica”, explica a pró-reitora Ione Jovino.

Para Ione, a nova política de cotas coloca a UEPG na frente em termos de proposta de equidade educacional no acesso ao ensino superior. “Como resultado, esperamos manter crescente o acesso de estudantes de escolas públicas e aumentar o número de negros e pessoas com deficiência na Universidade”, garante.

As informações são da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Leia também: Desfile de abertura da 33ª Münchenfest altera trânsito no centro de PG.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Cuiabá recebe Operário na Arena Pantanal pela Série B do Brasileiro neste domingo (11)

Cuiabá encara o Operário-PR neste domingo na Arena Pantanal buscando a liderança da Série B.…

% dias atrás

Motorista embriagado provoca acidente em Piraí do Sul e gestante está entre os feridos

Motorista embriagado provoca acidente em Piraí do Sul com cinco feridos, entre eles uma gestante…

% dias atrás

Motorista dorme ao volante e colide com locomotiva em Ponta Grossa

Condutor dorme ao volante e colide com trem no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa. Acidente…

% dias atrás

Colisão frontal na PR-151 deixa duas pessoas mortas em Piraí do Sul

Colisão frontal entre caminhão e carro na PR-151, em Piraí do Sul, resulta na morte…

% dias atrás

Homem não habilitado é flagrado dirigindo com sinais de embriaguez durante blitz no Contorno

Motorista de 56 anos, sem habilitação, é flagrado com 1,28 mg/L de álcool no sangue…

% dias atrás

PM prende dupla em flagrante por furto de escadas em imóvel para locação em Castro

Dois homens são presos em flagrante após arrombarem imóvel para locação e praticarem furto durante…

% dias atrás