Ponta Grossa

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

Conferência Municipal do Meio Ambiente Boca no Trombone Conferência Municipal do Meio Ambiente
Divulgação
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática" no auditório da UTFPR

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira (21) o primeiro dia da 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, no auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a “Emergência Climática”.

Durante a abertura oficial, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a emergência climática como uma pauta indispensável. “Os governos locais são os primeiros a sofrer os impactos dessas mudanças, e não podemos fechar os olhos. Somos uma das 13 mil cidades que assinaram o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima. Além disso, somos pioneiros no Paraná com a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos em Condomínios Residenciais e a parceria com a Embratel, para instalar sensores ambientais em bueiros, monitorando temperatura, qualidade do ar e ruídos. Ponta Grossa está fazendo sua parte ao promover espaços como esta conferência, que fortalece nossa capacidade de enfrentar os desafios ambientais com responsabilidade e união”, ressalta.

“Estamos discutindo cinco eixos fundamentais que guiarão as propostas a serem encaminhadas às conferências estadual e nacional. Este é um momento crucial para pensarmos coletivamente sobre mitigação, adaptação, educação ambiental e justiça climática, trazendo à tona soluções que realmente atendam às necessidades locais”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente, Carla Kritski.

A conferência também contou com duas palestras com especialistas da área: a professora Karin Linete Hornes abordou o tema “Mudanças climáticas, desastres socioambientais e cidades resilientes”, destacando a importância da preparação para desastres naturais. Já o professor Gilson Campos Ferreira da Cruz discutiu as “Perspectivas para as cidades no presente e no futuro” diante da emergência climática, apontando soluções para a gestão de resíduos sólidos e a implementação de políticas urbanas sustentáveis.

Além das palestras, o público participou da votação e aprovação do regimento interno da conferência, que guiou os trabalhos na formulação de propostas nos eixos temáticos de mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança e educação ambiental.

Programação de sexta-feira (22)
A programação da conferência continua nesta sexta-feira (22), com início às 8h, na UTFPR. Durante o dia, os participantes discutirão e votarão propostas que poderão orientar políticas públicas locais e nacionais. Também será realizada a eleição dos delegados que representarão Ponta Grossa nas etapas estadual e nacional da conferência. Embora quem não tenha participado do primeiro dia não possa concorrer como delegado, o evento permanece aberto para novos inscritos.

Para participar, os interessados podem se inscrever por meio do link de inscrição e acessar o regulamento completo aqui.

Leia também: Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)