Será lançado no próximo dia 29, segunda-feira, o ‘Projeto Raiz, Cultura e Produto’ 2024. A cerimônia de lançamento acontece às 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal. O objetivo é criar uma coleção de produtos artesanais com identidade cultural de Ponta Grossa, voltados para o consumo do público local. O projeto é desenvolvido pela Casa do Artesão em parceria, orientação e curadoria da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa.
O Projeto Raiz, Cultura e Produto supera o conceito de produção de souvenirs para turista. “Nós buscamos traduzir em produto artesanal, significados da cultura local que são reconhecidos pela comunidade ponta-grossense”, explica o secretário Municipal de Cultura, Alberto Portugal. Assim, esses símbolos e expressões que são patrimônios do município, são representados em produtos a serem consumidos, principalmente pela população local. Para isso, são criadas coleções com essas características.
Este é o segundo ano do projeto, lançado em 2023. No ano passado, por exemplo, foi criada a personagem ‘Rosney, a Pomba Sensata’, que consegue ser reconhecida como um símbolo local. Rosney pode ser encontrado em produtos como canecas ou almofadas, produzidas pelos artesãos. Também houve destaque para a produção em palha de joias e de símbolos locais, como representações de São João Maria e Corina Portugal.
Para 2024, o secretário Alberto Portugal explica que “serão realizados encontros e oficinas, com uma curadoria especial, para discutir símbolos, significados, propostas de valor e muitas coisas importantes que vão definir o sentido da coleção”. Essas oficinas são gratuitas e abertas a todos os interessados. Não é necessário ter CNPJ nem ser associado de alguma associação para participar. O Projeto pretende buscar, assim como ocorreu no ano passado com Rosney, a Pomba Sensata, um novo produto para a coleção deste ano.
A produção do Projeto Raiz poderá ser comercializada na loja de artesanato da Concha Acústica e também em eventos culturais promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura. Outra proposta, segundo o secretário Alberto Portugal, é ressignificar o próprio perfil dos consumidores de artesanato. “Com esses produtos, queremos atrair o público jovem e ampliar o potencial de consumo”, explica.
O lançamento da coleção 2024 do Projeto está prevista para ocorrer em julho.