#VCcomaBNT

Ponta-grossenses reclamam de ‘ar pesado’ e diversos focos de incêndio

WhatsApp Image 2024-08-20 at 16.00.16 Boca no Trombone Foto: Fábio Guerlinger
O município registra dezenas de focos de incêndio desde ontem; Paraná está próximo de superar índice de 2023

O número frequente de incêndios tem chamado a atenção dos moradores de Ponta Grossa. Cerca de 100 focos de incêndio foram registrados no município em 2024, segundo o Corpo de Bombeiros. A reclamação é principalmente sobre o ‘ar pesado’ que paira no município. 

“Há muitas pessoas com doenças respiratórias, crianças e idosos. É sério isso, pode ser fatal. Sem falar no crime ecológico!”, diz um internauta do portal Boca no Trombone, em notícia sobre um incêndio ambiental no Cará-Cará na noite da última segunda-feira (19). Internautas também relatam de focos em outros bairros como Recanto Brasil, Jardim Carvalho, Neves e Maria Otília. 

Leia mais: Incêndio ambiental ameaça residências na região do Cará-Cará em Ponta Grossa

O Accuweather, site dedicado ao monitoramento climatológico, sinaliza como “ruim” o ar de Ponta Grossa. Por conta dos incêndios recorrentes no município nas últimas semanas, o site destaca que “o ar atingiu um nível de poluição elevado e não é saudável para grupos sensíveis.” A recomendação é a redução de atividades ao ar livre, em caso de dificuldade de respiração ou irritação na garganta. 

O site climatológico explica os níveis de qualidade do ar, em número de poluentes no ar. Atualmente, o índice está em 62, considerado “Ruim”. Veja o infográfico abaixo: 

íNDICE DE QUALIDADE DO AR Boca no Trombone ÍNDICE DE QUALIDADE DO AR
Foto Vinicius Sampaio

 

O Paraná também tem índices altos de focos de incêndio. O monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que o estado já atingiu mais de 90% do total de focos registrados em todo o ano de 2023. Já são 1346 focos em 2024, enquanto 2023 registrou 1439.  

Em entrevista à RPC, o comandante do 2º Grupamento de Bombeiros, o tenente-coronel Rafael Lorenzetto disse que “muitos incêndios são provenientes de limpeza de terrenos baldios, o que é crime. “Perdem o controle dos incêndios pelo aumento do vento, umidade baixa e temperatura alta, e aí se tornam grandes incêndios florestais”, aponta. 

Para fazer a denúncia de queimadas, a população pode acionar a Prefeitura Municipal por meio do 156, que recebe ligações 24 horas por dia, ou por meio do telefone (42) 3220-1000 – Ramal 2308. Também pode acionar o Corpo de Bombeiros por meio do 193, em caso de incêndios de grande proporções. 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão do tempo de hoje (15) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13) Previsão do Tempo de hoje (10) Previsão do tempo de hoje (9) Obra da “Saúde” inacabada em Castro