Higiene e Segurança no trabalho são hoje uma preocupação social crescente em todo o mundo. Deve-se ter a consciência de que vivemos num mundo de incertezas, não se conhece tudo que se faz e não se controla tudo que se executa. A verdade tecnológica está limitada ao nível de informação e conhecimento existentes num determinado momento.
É preciso ter em mente que os controles disponíveis estão limitados à tecnologia existente, por isso há necessidade da evolução contínua do aprendizado para garantir a melhoria contínua dos sistemas de saúde e segurança. Portanto há uma concepção geral de que a saúde e segurança dos funcionários no trabalho são de fundamental importância, dessa maneira, esse assunto deve ser tratado por todos com a mesma seriedade e rigor com que são administrados os demais aspectos do negócio, tais como: qualidade, custos, produção, manutenção, etc.
Na filosofia marxista existe uma abordagem mais filosófica do que prática, o trabalho é visto como a ação dos homens sobre a natureza, transformando-a intencionalmente, relacionando-os uns com os outros e também transformando a si mesmos, imprimindo seus rostos na natureza. A atividade livre e consciente é a característica principal da espécie humana. “A vida produtiva é vida da espécie. É vida criando vida” (Marx, 1883). Entretanto, essa transformação intencional passa necessariamente pelo quadro da qualificação para o trabalho.
“Trabalho é o conjunto de ações que o homem, com uma finalidade prática, com a ajuda do cérebro, das mãos, de instrumentos ou de máquinas, exerce sobre a matéria, ações que por sua vez, reagindo sobre o homem, modificam-no (Georges Friedmann).
As atividades de inspeções, detecção e correção, são a melhor maneira de demonstrar aos trabalhadores que sua segurança e sua saúde são importantes. Quando um gerente realiza uma visita de segurança pela fábrica, quando um administrador intermediário faz inspeções gerais e quando os supervisores fazem inspeções formais e informais, os trabalhadores se dão conta de que há pessoas que se preocupam com eles.
Isso os convoca a cumprir sua parte, a se envolver no programa de segurança, a orgulhar-se do trabalho que realizam, em sua segurança própria e produtividade. Neste sentido é que o que as pessoas que têm incumbência de estarem desenvolvendo o sistema devem conduzir as atividades de inspeções de saúde e segurança do trabalho, ou seja, fazer que todos naquele setor onde está sendo realizado a atividade tenham oportunidade de participar no relato dos casos de irregularidade, e ao mesmo tempo, a equipe de inspeção, deve ir apontando as anomalias para os operadores, com o intuito de que a partir das deficiências sejam tomadas ações dos próprios operadores.
Os controles no que se refere à manutenção industrial, tendo todo seu controle através de programa informatizado, que facilita o acompanhamento de toda a interversão que ocorrer nos equipamentos. Isso possibilita um gerenciamento das atividades de remoção dos sintomas das falhas e identificação de suas causas fundamentais para estabelecer contramedidas adequadas. Inclui também o registro e análise dos dados sobre as falhas dos equipamentos, o que permite identificar, de forma objetiva, os tipos de falhas mais frequentes nos equipamentos.
O resultado de um acidente é “perda”. Como é expressado em nossa definição de acidente, as perdas mais óbvias são os danos às pessoas, à propriedade ou ao processo. As “interrupções de trabalho” e a redução de lucros são consideradas como perdas de importância. Portanto, existem perdas envolvendo pessoas, propriedades, processos e em última análise, o lucro.
Engenheiro Civil, pós graduado em Gestão Pública, Mestrando em Eng. De Produção e Segurança do trabalho.
José Aparecido Leal
Engenheiro civil; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Pós-Graduado em: Eng. Sanitária e Ambiental; MBA de Gestão de Eng. de Segurança do Trabalho; Ergonomia; Administração Aplicada à Segurança do Trabalho.
Leia também: Um terço das vítimas de acidentes de trabalho tem de 15 a 29 anos, por Rafael Mansani e José Leal
Incêndio aconteceu na noite de terça-feira em Uvaranas. A residência de aproximadamente 40 metros ficou…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Cerimônia que marca o início da Gestão 2025/2026 será realizada na cidade de Imbaú, com…
Um homem de 34 anos, Daniel Silveira, morreu em Ponta Grossa após troca de tiros…
Julia Maria Hermann, mãe do jornalista Ney Hermann, faleceu aos 81 anos após sofrer um…
Medida faz parte de programa Mais Professores, de incentivo à docência
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade