A Prefeitura de Porto Amazonas decretou situação de emergência na quinta-feira (12), por conta das fortes chuvas. O decreto aponta que o Rio Iguaçu que corta a cidade atingiu 7.17 metros, sendo que o nível normal é de 1,7 metros. Devido a cheia, vários pontos foram alagados, como residências, estabelecimentos comerciais e uma igreja.
Até a publicação do decreto, oito comércios, dois locais de prestação de serviço público (escola estadual e municipal, Departamento Municipal de Formento Agropecuário), uma igreja, entre outros lugares foram atingidos pela inundação. “Há 70 famílias desabrigadas. A tendência é de que a cheia continue em elevação nos próximos 15 dias e o risco iminente de ocorrência de um surto de leptospirose e outras doenças”, destaca o decreto.
As famílias atingidas que estejam desabrigadas e sem lugar para levar seus pertences, a prefeitura informa que a população pode se deslocar ou levar os objetos para o Centro de Convenções ou no Clube do Mário. Sobre doações de alimentos, roupas, cobertas, as pessoas podem deixar no Conviver (Casa Vermelha).
Leia também: Ponta Grossa registra cerca de 300 ocorrências causadas pelas chuvas