Publicado em edição extraordinária, em Diário Oficial, na
tarde de hoje (3), Prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt (PSD)
assinou o decreto no qual ela assume a secretária da Saúde e se torna
presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) do município.
[RELACIONADAS]
O decreto Nº 20.245 diz
que a partir de 03 de maio de 2022, a Prefeita Municipal de Ponta Grossa
responde interinamente pelas atribuições da Presidência da Fundação Municipal
de Saúde.
Além de designar Claudio Grokoviski, Secretário Municipal da
Fazenda, para responder interinamente pela gestão financeira e orçamentária da
Fundação de Saúde.
A prefeita Elizabeth Schmidt, anunciou cinco novas medidas para reorganizar o sistema municipal de Saúde do município, com foco principal na implantação de um novo modelo de planejamento e gestão para a saúde.
A primeira determinação da chefe do Executivo Municipal é a retomada imediata do atendimento das crianças, com a transformação da Unidade de Saúde Sady Silveira, em Centro de Atendimento da Criança. “Essa unidade vai funcionar todos os dias para atendimento exclusivo das crianças. Graças à economia e corte de gastos em 25% que adotamos no início desse ano, teremos condições de ofertar esse espaço para atendimento com recursos próprios do município”, explica.
Segundo Elizabeth, o Centro de Atendimento da Criança vai estar integrado com as UPAS e com o Hospital Materno Infantil gerido pelo Estado, que, inclusive, irá aumentar de 5 para 15 leitos de internamento. “Essa é mais uma conquista que obtivemos junto à Secretaria de Estado da Saúde e junto à UEPG. Vamos trabalhar todos integrados nessa grande missão”, explica.
Outra medida confirmada pela prefeita é a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas, próximo ao Terminal. “Será a melhor UPA do Paraná. Uma unidade de grande porte e com serviço mais perto de onde grande número de usuários mora. A nova UPA Uvaranas vai começar a funcionar no ano que vem, quando comemoraremos os 200 anos de Ponta Grossa. Ela vai ser um grande legado, uma grande conquista e orgulho para a nova saúde que estamos planejando”, avalia.
Também será anunciado nos próximos dias o maior programa de reformas, reestruturação de equipes de atendimento e preparação para o serviço médico nas unidades de saúde dos bairros. “Vamos esse ano reformar e modernizar 15 unidades básicas de saúde e outras 15 no ano que vem. E ainda serão mais 15 em 2024! Tudo novo! Limpo, seguro e funcionando em um projeto feito com recursos do município, das emendas de vereadores, emendas de deputados estaduais e federais”, complementa a prefeita.
[RELACIONADAS]A quarta medida determinada pela chefe do Executivo Municipal é a reorganização de pessoal que estava no Hospital Amadeu Puppi, que foi fechado por segurança e também vai ser reformado, para atender melhor a população nas Unidades Básicas. Os servidores serão incorporados junto às equipes de Estratégia da Saúde da Família – que fazem atendimento domiciliar – e também ao time de agentes comunitários de saúde. “Quero cada vez mais um atendimento humanizado. Quero virar a página da pandemia e dessa crise que ainda estamos vivendo em nosso sistema. Crise que está acontecendo, aliás, em todas as cidades grandes do Paraná!”, avalia.
A quinta medida prioritária é a determinação ao grupo de gestão da Prefeitura que inicie imediatamente processo de licitação pública para serviços qualificados nas UPAs Santa Paula e Santana. “Como está não ficará mais. É uma questão de tempo. Daqui a pouco as pessoas vão esquecer os momentos difíceis que, infelizmente, atravessamos”, enfatiza a prefeita.
Sobre a gestão da Fundação Municipal de Saúde, a prefeita informou que o novo nome para gerir a pasta será escolhido nas próximas semanas. Enquanto ainda não há definição, a chefe do Executivo assumirá interinamente a pasta. “Eu cansei da lentidão e da falta de planejamento. E esse trabalho não vai depender de um nome. Esse trabalho será feito com a equipe da Fundação, pelos servidores, e com planejamento. Todos que precisam serão atendidos. Por isso, peço desculpas para as mães e para as pessoas que não têm sido bem atendidas no sistema de saúde da cidade. Isso vai mudar, e logo”, finaliza.
[RELACIONADAS]UNIDADES DE SAÚDE QUE SERÃO REFORMADAS EM 2022
– Egon Roskamp (Santa Paula)
– Roberto de Jesus Portela (Ronda)
– CAPS AD (Uvaranas)
– Centro Municipal da Mulher (Vila Liane)
– Centro Municipal de Exames (Centro)
– SAE (Centro)
– Clyceu de Macedo (Santa Terezinha)
– Santo Domingo (Costa Rica)
– Zilda Arns (Parque Nossa Senhora das Graças)
– Horácio de Miranda (Santa Mônica)
– Ambrósio Brecailo (Bonsucesso)
– Sharise Angélica Arruda (Recanto Verde)
– Conrado Mansani (Uvaranas)
– Aluízio Grochoski (Vila Guaíra)
– Antonio Russo (São José)