O prefeito Reinaldo Cardoso levou pessoalmente ao Coronel Hudson Teixeira, secretário estadual de Segurança Pública, ofício solicitando a implantação da Companhia Independente da Polícia Militar em Castro. A reunião aconteceu na tarde desta quarta-feira (15) na sede da Secretaria em Curitiba. Coronel Hudson afirmou que vai avaliar a demanda e destacou que cerca de 2 mil novos policiais devem entrar para o efetivo da PM neste ano. “Não está na nossa previsão, mas nada impede que avaliemos esse pedido”, afirmou Coronel Hudson.
“A nossa parte estamos fazendo. Estamos chamando os concursados da Guarda Municipal para aumentar o efetivo e ampliando o sistema de monitoramento por câmeras porque queremos uma cidade mais segura. Mas nosso Município é muito grande e a Companhia atende uma extensa área na região. A instalação de uma Companhia Independente da PM é importante”, argumentou Reinaldo Cardoso.
Atualmente, a 3ª Companhia de Polícia Militar de Castro pertence ao 1º Batalhão da PM de Ponta Grossa. Com a implantação de uma estrutura independente na cidade, a expectativa é de que a região aumente o efetivo de policiais militares. A estrutura atual conta com aproximadamente 100 policiais e atende sete municípios: Castro, Piraí do Sul, Sengés, Arapoti, Jaguariaíva, Carambeí e Doutor Ulysses. “Um dos maiores problemas enfrentados é o baixo número de policiais num perímetro tão extenso. Essa é uma demanda que já deveria ter sido resolvida”, explica o prefeito.
Fábio Pinheiro, que deve ser nomeado oficialmente secretário municipal de Segurança Pública de Castro nos próximos dias, acompanhou a reunião e destacou que a vinda da Companhia não se resume apenas ao aumento de efetivo. “É também uma nova forma de condução dos trabalhos, com alteração na estrutura e a vinda de novos serviços de segurança. É um ganho muito grande e necessário para todos os municípios atendidos”, destaca.
Reinaldo e Pinheiro entregaram e mãos o ofício, assinado também pelos outros seis prefeitos abrangidos pela Companhia de Castro, para o secretário estadual e protocolaram o mesmo pedido junto à Casa Civil para que seja encaminhado ao governador Ratinho Junior. Thiago Stacloska, assessor político do deputado Denian Couto, acompanhou a reunião para reforçar o pedido em nome do parlamentar.
Casa de Custódia e sede dos Bombeiros
Na reunião, Coronel Hudson falou sobre a intenção do Estado de construir uma nova Casa de Custódia e uma Delegacia Cidadã em Castro. Segundo ele, já há investimentos previstos para a obra que terá apoio da Prefeitura, com a doação de um terreno. O secretário estadual informou ainda que a obra da nova sede para o Corpo de Bombeiros de Castro, com 1,2 mil m², já licitada, deve começar em breve. “Vamos trabalhar em conjunto. Quanto mais segura estiver Castro, melhor para mim, menos problema para resolver”, pontuou Coronel Hudson.
Cabo Fábio Pinheiro assume Secretaria de Segurança de Castro
Para assumir a função de secretário municipal de Segurança, Cabo Fábio Pinheiro, que é policial militar na ativa, recebeu uma autorização formal do secretário de Estado de Segurança, Coronel Hudson Teixeira, durante a reunião na Sesp, em Curitiba. Enquanto estiver à frente da Secretaria, Pinheiro fica afastado da atividade como policial, mas permanece no efetivo da PM. “Desejo boa sorte, que Deus te ilumine. É uma missão pesada, conte com nosso apoio”, afirmou Coronel Hudson.
“Meu trabalho como policial militar há mais de 16 anos em muito me honra, mas sei que agora posso fazer mais pela população, assumindo a missão de construir uma cidade mais segura. As ações já estão em andamento e nosso compromisso é atuar na efetiva prevenção e repressão ao crime e na garantia desse direito fundamental dos cidadãos que é viver em segurança”, diz Pinheiro.
Leia também Jaguariaíva vai construir mais de 100 casas com investimento total de R$ 19,2 milhões