Neste domingo (14), a Polícia Militar desencadeou uma operação contra um asilo clandestino na região de Uvaranas, em Ponta Grossa. A ação ocorreu após denúncias de irregularidades e maus-tratos, resultando na descoberta de uma residência na Rua Luiz de Camões, utilizada como asilo de forma ilegal.
A denúncia inicial foi apresentada depois que uma idosa conseguiu fugir do local, alegando ter sido vítima de agressões. Dentro da casa, foram encontrados nove idosos vivendo em condições precárias, sujeitos a negligência quanto à medicação, alimentação e cuidados básicos por parte dos responsáveis pelo asilo irregular. Dois indivíduos foram detidos no local.
Relembre: GRAVE: Asilo clandestino é fechado pela PM em Ponta Grossa
Três idosas em estado vulnerável foram imediatamente encaminhadas para instituições hospitalares em Ponta Grossa, com a Assistência Social municipal e o SAMU fornecendo apoio no local.
O que há de novo
Em contato com o município, o portal Boca no Trombone buscou informações sobre a responsabilidade pela fiscalização desses locais e o posicionamento da Assistência Social sobre o caso.
Em resposta, a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa revelou que a equipe de Abordagem Social acompanhou a operação e constatou que os idosos eram originários do município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Todos foram encaminhados para a Casa da Acolhida até que seus familiares sejam contatados para providências adequadas. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município de Colombo também será acionado.
Ainda de acordo com a FASPG, a instituição não estava cadastrada no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e a prefeitura afirmou não ter conhecimento de seu funcionamento.
Relato anônimo
Em um relato anônimo recebido pela redação do portal BNT, uma pessoa afirmou: “Tudo que sei é que ela se aproveita de pessoas humildes que não têm trabalho físico e explora todos os funcionários, não paga direito, e além disso, as funcionárias não sabem que o asilo é clandestino, mas ela tem uma lábia muito boa.”, se referindo à uma das pessoas que gerenciava o asilo clandestino.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade