Somente em 2023, desde o início do ano, a Prefeitura de Ponta Grossa já realizou a manutenção em 3.303 pontos de iluminação pública em ruas e avenidas, praças e monumentos da cidade. As manutenções, tanto preventivas quanto corretivas, são realizadas diariamente pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Ao longo do ano de 2022, as equipes de Iluminação Pública realizaram 17.830 serviços, sendo 8.306 corretivos e outros 9.524 preventivos. Existem atualmente cerca de 49 mil pontos de iluminação pública no município de Ponta Grossa. Ao apresentarem algum defeito, as lâmpadas são imediatamente substituídas, seja por indicação dos moradores, seja pela observação direta dos servidores da Secretaria ou solicitação da Administração.
“Toda solicitação de substituição das lâmpadas, ao menor sinal de que não estejam funcionando, ou ainda indicação de lâmpadas que não se apagam durante o dia, pode ser feita pelos munícipes por meio do telefone 156, ou pelo site da Prefeitura. Esta solicitação será recebida pela Secretaria, que vai imediatamente programar a troca dessa lâmpada. Todos os dias temos sete equipes espalhadas pela cidade, atendendo diferentes regiões”, explica o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Marques.
Seja em regiões centrais ou nas vilas mais distantes, as trocas são realizadas diariamente. Nesta semana, um dos locais que está recebendo a manutenção é a Avenida Dom Geraldo Pelanda, que necessita de um equipamento especial para alcançar alguns dos postes mais altos da cidade.
Como solicitar
Os moradores de Ponta Grossa podem solicitar a manutenção da iluminação pública por meio do telefone 156, da Prefeitura. Outra opção é acessar o Portal da Prefeitura, no ícone ‘Manutenção de Iluminação’, fornecendo os dados solicitados pela plataforma. A solicitação será encaminhada para o setor de Iluminação Pública e o reparo será programado.