Ponta Grossa

Prefeitura lança o App ‘153 Cidadão’ para aproximar a população da Guarda Municipal

Assessoria PMPG
Registro de ocorrências e pedido de atendimento por viatura são alguns serviços disponíveis no aplicativo

A Prefeitura de Ponta Grossa lançou mais uma ferramenta para levar mais segurança para os munícipes. O aplicativo ‘153 Cidadão’ facilitará o contato da população com a Guarda Municipal. O app oferece a possibilidade de realizar denúncias e até mesmo solicitar uma viatura.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, o ‘153 Cidadão’ é uma ferramenta que irá aproximar ainda mais a Guarda Municipal da população. “Já contamos com o programa Vizinhança Segura, nos bairros da cidade, com grupos de Whatsapp e câmeras de monitoramento de moradores, com o botão do pânico em escolas e unidades de saúde, com as bases da Guarda Municipal que atuarão em regiões estratégicas de Ponta Grossa, e agora com o app ‘153 Cidadão’. A população nunca teve tantos canais de comunicação quando se trata de segurança pública”, disse Elizabeth.

Leia também: Saúde abre 15 novas vagas para o ‘Mais Médicos’ em Ponta Grossa

A secretária municipal da Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, comenta que o munícipe terá a possibilidade de registrar cinco tipos de ocorrência, sendo nesta primeira fase: Roubo, Furto, Violência Doméstica, Ameaça e Dano ao patrimônio público.

“Será possível enviar fotos que possam mostrar o que realmente está ocorrendo para auxiliar os atendentes a identificarem a melhor forma de atender a ocorrência. Por meio dos dados de localização será possível identificar a viatura mais próxima para que esse atendimento ocorra de forma rápida”, explica a secretária.

Veja como instalar e usar o app:

Para acessar o aplicativo 153 Cidadão você precisa baixá-lo na sua loja de aplicativos (Play Store ou App Store); com o aplicativo já baixado é necessário realizar a verificação do usuário, para isso o aplicativo enviará um SMS com o código de verificação. Com o usuário já verificado, você precisa se cadastrar no app, então, coloque todos os dados solicitados, confirme se estão corretos e  finalize. Pronto, agora você terá acesso ao app com todas as suas funcionalidades.

Para realizar uma denúncia no app:

1° Entre no aplicativo 153 Cidadão e procure pela função ATENDIMENTO;

2° Preencha os espaços solicitados: LOCAL, TIPO DE DENÚNCIA ( maus-tratos, atos obscenos, etc), DESCRIÇÃO;

3° Indique se o fato está ocorrendo agora ou não;

4° Indique se está solicitando uma viatura ou apenas denunciando;

5° Coloque se a denúncia é sigilosa ou não;

6° Depois de incluir todas as informações necessárias clique em CONCLUIR. A denúncia será registrada e enviada para a Central e encaminhada para os agentes Municipais


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone