Pista de BMX, lago, área arborizada, bancos, parquinho infantil, campos de futebol, entre outras estruturas para as famílias poderem curtir o tempo livre. Este é o resultado do projeto Parques e Praças, uma ação da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e que vai garantir em breve novas áreas de lazer para a população da cidade.
O trabalho de recuperação de áreas degradadas e revitalização de espaços públicos é desenvolvido em diferentes pontos do município. Atualmente, três grandes frentes de obras estão sendo executadas. Tem a revitalização da área na Rua Rio Cavernoso, no Pitangui, a pista de BMX (bicicross) e também a recuperação da praça e da gruta do Núcleo Santa Mônica.
“É um trabalho especial e importante que estamos desenvolvendo. É aproveitar as áreas existentes e garantir que elas tenham condições e toda a estrutura para que a comunidade possa aproveitar. É mais lazer e conforto para as nossas famílias”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.
O primeiro projeto a ser concluído deve ser o do Santa Mônica. No local, a Secretaria de Meio Ambiente está promovendo a revitalização da gruta, recuperação do campo de futebol, além da colocação de bancos e serviços de pintura. “Queremos em até cerca de 30 dias estar com tudo pronto para que a população possa aproveitar esse espaço que está sendo totalmente revitalizado”, destaca o secretário André Pitela.
PISTA BMX
A praça do Rio Verde vai contar com pista de BMX, para disputas de ciclismo, e fica na João Cecy Filho com a rua Rio Coutinho. O local já recebeu os serviços de paisagismo, com o plantio de 2.450 m² de grama, 300 arbustos e 58 árvores. Também serão colocados bancos e outras estruturas, com uma área para caminhada, para receber a comunidade. “Estamos entrando na reta final para estruturar todas essas obras e liberar o uso do espaço. A pista já está sendo aproveitada pelos jovens do bairro”, destaca o secretário Pitela.
PITANGUI
Já a área do Pitangui, na Rua Cavernoso, próximo ao Cense, o Centro de Socioeducação, contará com mini pista de caminhada, bancos, além da recuperação da área com a implantação de um lago e uma ponte. Na arborização, já foram plantadas árvores, incluindo espécies com 3,5 metros de altura. Em outra parte do terreno também haverá a estrutura de uma capela mortuária.
MAIS OBRAS
Outros projetos semelhantes também serão desenvolvidos em diferentes pontos da cidade, como no Lagoa Dourada, Shangrilá, Borato, Califórnia e Nossa Senhora das Graças, este último com a realização do projeto de recuperação desenvolvido pelos próprios alunos da escola do bairro.