Na madrugada desta quinta (24), equipes da Polícia Rodoviária Federal apreenderam cerca de 300 garrafas de vinho argentino, importados ilegalmente na BR 373. As equipes abordaram dois veículos, um Chery de Joiville/SC e um Renault Megane de Chapecó/SC que estavam parados em atitude suspeita.
Ao realizar a abordagem encontraram os dois carros lotados de garrafas de vinho argertino. Os ocupantes informaram à equipe PRF que apanharam as mercadorias em Santo Antonio do Sudoeste e seriam entregues na Região de Ponta Grossa.
Diante da situação, os carros serão entregues à Receita Federal do Brasil, onde será feita a contagem do total apreendido e os envolvidos foram encaminhados à Polícia Federal de Ponta Grossa onde responderão pelo crime de descaminho.
[RELACIONADAS]
Segunda a PRF “o descaminho de vinhos argentinos aumentou exponencialmente nos últimos anos, também motivado pela desvalorização da moeda argentina frente ao real sendo, a maior parte dos vinhos apreendidos no estado procedentes da Argentina pela região fronteira do Município de Barracão, sudoeste do estado.”
‘O artigo 334 do Código Penal, que prevê pena de 1 a 4 anos de reclusão, pune o crime de descaminho que consiste em fraude ao pagamento de imposto de importação de produtos adquiridos no exterior‘