Ponta Grossa

Primeira Edição do Projeto “Parque ao Lado” Proporciona Experiência ao Ar Livre para Estudantes no Parque Nacional dos Campos Gerais

IMG-20241010-WA0018 Boca no Trombone IMG-20241010-WA0018
Divulgação
A iniciativa contou com a participação de 40 alunos do 6º ao 8º ano, que vivenciaram uma experiência imersiva nas Furnas Gêmeas e na Furna Grande

No último dia 02 de outubro de 2024, o Refúgio das Curucacas, em parceria com a Expedição EntreParquesBR, realizou a primeira edição do projeto Parque ao Lado, no Parque Nacional dos Campos Gerais. A iniciativa contou com a participação de 40 alunos do 6º ao 8º ano, que vivenciaram uma experiência imersiva nas Furnas Gêmeas e na Furna Grande, localizadas no Passo do Pupo, Ponta Grossa/PR.

O projeto, idealizado por Letícia Alves e Dennis Hyde, os mesmos responsáveis pela expedição entreparquesbr, surgiu da observação de uma lacuna: as comunidades locais, especialmente as crianças, têm pouca oportunidade de visitar os parques nacionais que estão próximos de suas casas. Desde junho de 2021, Letícia e Dennis têm visitado e documentado os 75 parques nacionais do Brasil, e foi essa experiência que inspirou a criação do Parque ao Lado. “A inspiração para o nome veio do projeto Rua ao Lado do Banco Real. Parafraseando Fábio Barbosa, o então presidente do banco: se cada um conhecer e proteger o parque ao lado, teremos um mundo melhor”, diz Dennis Hyde do entreparquesbr.

IMG-20241010-WA0021 Boca no Trombone IMG-20241010-WA0021
Divulgação

O casal visitou o Parque Nacional dos Campos Gerais em outubro de 2021 (naquele momento, o 10º parque da expedição), quando foram conduzidos pelo idealizador do Refúgio das Curucacas, Guilherme Forbeck. Após visitarem mais de 70 parques nacionais, eles perceberam que, além de não desfrutarem dos benefícios que os parques oferecem, as comunidades locais também não os enxergam como oportunidades de atuação. 

O projeto foi viabilizado com o apoio da marca sueca Fjällräven, que forneceu recursos para tornar essa vivência possível. “Nos lugares onde a comunidade local é envolvida, conhece e participa da gestão, os parques nacionais são mais protegidos”, diz Leticia Alves, do entreparquesbr.

Guilherme encontrou na diretora Zaira uma parceira, que prontamente aceitou propiciar aos alunos essa experiência, envolvendo o corpo docente que, no final de julho, foi convidado a conhecer o Parque Nacional nos atrativos onde posteriormente os alunos seriam levados. Os professores devem introduzir temas relacionados ao Parque Nacional dos Campos Gerais e à vivência nas Furnas nas atividades escolares deste ano. 

Durante a experiência, os estudantes receberam canecas personalizadas feitas com fibra de coco, promovendo a conscientização ambiental e reduzindo a geração de resíduos. Após a trilha, os estudantes participaram de um lanche na Partilha – Comida com Afeto, que oferece experiências gastronômicas.

Impacto Esperado:

O Projeto Parque ao Lado tem como meta não apenas aumentar o conhecimento das comunidades sobre as Unidades de Conservação, mas também estimular práticas de conservação e respeito ao meio ambiente. “Acreditamos que, ao engajar os cidadãos, podemos criar uma rede de proteção e valorização das nossas riquezas naturais” afirma Guilherme, do Refúgio das Curucacas.

Leia mais: Motorista de Uber assaltado em cidade da região

IMG-20241010-WA0017 Boca no Trombone IMG-20241010-WA0017
Divulgação

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)