#VCcomaBNT

Comunidade de Itaiacoca denuncia problemas no transporte escolar e pede soluções urgentes

Imagens: Em PG é Assim
A falta de infraestrutura adequada e a escassez de veículos de transporte têm gerado transtornos para os alunos, afetando sua frequência e desempenho escolar

A comunidade de Itaiacoca, distrito rural de Ponta Grossa, está enfrentando diversos desafios no transporte escolar, conforme relatado por uma professora. O distrito abriga quatro escolas, incluindo duas municipais e duas estaduais, distribuídas nos povoados de Biscaia e Cerrado.

A falta de infraestrutura adequada e a escassez de veículos de transporte têm gerado transtornos para os alunos, afetando sua frequência e desempenho escolar. Estradas sem manutenção, falta de cascalhamento e um menor número de veículos disponíveis são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pela comunidade escolar.

Além disso, um desmoronamento na pista que liga o povoado do Passo do Pupo ao povoado de Biscaia em 2023, fato ocorrido por conta das chuvas torrenciais que afetaram a região na época, e que extrapolaram as médias pluviométricas e tem causado ainda mais problemas, pois ainda não foi realizado o devido reparo, apesar das promessas anteriores da prefeitura de Ponta Grossa.

Pensando na segurança, houve um decreto municipal que proibiu o tráfego de veículos acima de 3,5 Toneladas, a área ainda está sinalizada com essa normativa, no entanto não houve e não há nenhuma fiscalização impedindo isso, de acordo com a professora.

Os problemas se somam, pois muitas estradas não recebem a manutenção devida há muito tempo, não possui cascalhamento, o que gera encalhamentos ou os alunos simplesmente são deixados pelo transporte escolar por falta de acesso.

De maneira resumida, o maior problema é que a maioria dos alunos está com a carga horária reduzida nas escolas para não haver um atraso tão grande no horário em que os alunos saem e chegam em suas residências. Por fim, a docente exclama: “Ouvidorias na secretaria municipal de Educação, no Núcleo Regional de Educação e na secretaria de obras não foram suficientes para fazer com que o poder público olhasse para o que temos de mais precioso na região de Itaiacoca: nossos filhos e filhas! O futuro de uma região de beleza inigualável, porém esquecida”, disse.

O que diz a Prefeitura

Em resposta às reclamações da comunidade, o portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura de Ponta Grossa em busca de esclarecimentos para saber se há uma expectativa de aumentar o número de ônibus na região e se a pista que liga o povoado do Passo do Pupo ao povoado de Biscaia tem previsão de manutenção para a segurança dos moradores.

Em nota, a prefeitura destacou que a região de Itaiacoca tem sido contemplada com a manutenção das estradas como parte do programa ‘Caminhos do Agro’, bem como mais de 130 km em outras áreas rurais. “Ainda há outras passagens em restauração, a exemplo do Cerrado e Cerradinho, que em breve passarão por manutenção”, diz a nota.

Nas redes sociais oficiais da prefeitura, o secretário de Planejamento, Luiz Henrique Honesko aparece em um vídeo dando explicações sobre a estrada do Biscaia e garantindo a recuperação da via após os deslizamentos. Confira abaixo:

Leia também: Campanha online busca ajuda para criança de PG realizar cirurgia urgente na garganta


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone