Ponta Grossa

Professora Elizabeth completa 2º mês sem pagar o piso aos professores de PG

/home/bntonline/public_html/wp-content/uploads/articles/32773b857907ba4a4d4b08c995f929fb.jpg
Professores e funcionários da educação do município de Ponta Grossa estão com o reajuste salarial atrasados pelo segundo mês consecutivo. A prefeitura não pagou o reajuste referente ao mês de janeiro e não pagará o valor referente ao mês de fevereiro.
O presidente da República Jair Messias Bolsonaro concedeu o rejuste salarial de 33,23% para profissionais da educação em todo território nacional. Na cerimônia que concedeu o reajuste, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro afirmou: 

“Em 2021 o protagonismo foi dos profissionais da saúde, em 2022, o protagonismo será dos profissionais de educação. Chega de usar os professores e profissionais de educação apenas como massa de manobra político-eleitoral. Está na hora de ações diretas. E uma ação direta é essa, que respeita o profissional e dá a ele um ganho a mais nessa situação”.

De acordo com a prefeita de Ponta Grossa, professora Elizabeth Schmidt, o novo piso salarial deveria ser pago já no mês janeiro, mas por questões jurídicas “não deu tempo”. Na folha salarial de fevereiro também deveria constar o reajuste, porém não é a realidade dos trabalhadores municipais da educação da maior cidade dos Campos Gerais. De acordo com dados oficiais, para o pagamento de fevereiro foi confirmado que não haverá pagamento do reajuste salarial, a folha de pagamento dos trabalhadores da educação foi lançada ontem (21) e nela não consta os pagamentos garantidos por lei.
Dados levantados levantados pelo Portal BnT Online apontam que aproximadamente 2.200 trabalhadores do ensino básico no município de Ponta Grossa, tem direito ao novo reajuste salarial. O impacto do reajuste soma um total de R$1,7 milhão ao mês aos cofres públicos.
 [RELACIONADAS]

Posicionamento do Sindicato

Procurados pela redação do Portal BnT Online, o sindicato dos Servidores Públicos Municipais SindServ, informou que os trabalhadores da educação serão convocados para uma reunião no próximo dia 03 de março, onde será definida as ação a serem tomadas contra o município para garantir o direito do reajuste aos professores e funcionarios da educação.

Entre as possíveis ações a serem tomadas pelos professores está a realização de uma possível ação judicial coletiva solicitando o pagamento do reajuste retroativo.

O que diz a Prefeitura

Desde a semana anterior o Portal BnT Online tem procurado informações e um posicionamento por parte da Prefeitura de Ponta Grossa, nesta terça-feira (22) o municpio respondeu aos questinamentos e informou que o pagamento do novo piso salarial anunciado em 2021, ainda não foi definido pela atual administração.

“Com relação a questão do piso dos professores, este assunto ainda está sendo discutido e avaliado internamente. Faremos a divulgação assim que houver definição”.

xxx

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Maxim comemora crescimento em PG Flagrante na Bonifácio Vilela Homem agride mulher a pauladas em plena via pública em PG Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG