Ponta Grossa

Professores da UEPG paralisam atividades no dia 2 de abril para discutir condições de trabalho

pss-2024-aline-jasper-baixa_14-1620x1080 Boca no Trombone pss-2024-aline-jasper-baixa_14-1620×1080
Foto: Aline Jasper / UEPG
Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, a paralisação do dia 2 de abril será um momento de diálogo e análise das condições de trabalho dos docentes das universidades estaduais.

Os professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) paralisam suas atividades no dia 2 de abril para discutir desafios enfrentados no dia a dia da instituição. A decisão foi tomada em assembleia geral no dia 26 de fevereiro, promovida pelo Sindicato da categoria (Sinduepg), e busca chamar a atenção para questões como a falta de novos concursos públicos, o excesso de trabalho dos docentes e a necessidade de melhores condições para ensino e pesquisa.

A programação começa logo cedo, às 7h30, com uma recepção informativa nos campi Centro e Uvaranas, onde docentes estarão disponíveis para conversar com a comunidade acadêmica. Às 10h30, no campus Central, um ato público reunirá professores para compartilhar relatos sobre as dificuldades enfrentadas nas salas de aula e laboratórios. À tarde, das 14h às 17h, no auditório de Engenharia do campus Uvaranas, haverá um seminário sobre carga horária docente e uma oficina prática sobre o preenchimento do mapa de atividades. À noite, a programação inclui nova recepção informativa e participação no evento Ciclo Descomemorar Golpes, promovido pelo Mestrado em Jornalismo da UEPG.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, a paralisação do dia 2 de abril será um momento de diálogo e análise das condições de trabalho dos docentes das universidades estaduais. “Estamos com professoras e professores sobrecarregados e sem reposição de profissionais devido à falta de concursos. Isso afeta diretamente a condição de trabalho docente, com implicações diretas na qualidade de ensino e formação dos estudantes. É na paralisação que teremos um momento para discutir as condições de trabalho, como a luta pela campanha salarial, pela data-base, e contra a LGU para o ano de 2025”, destaca.

Agenda

Manhã

07h30 – Recepção Sindical (Campus Central e Campus Uvaranas)

10h30 – Ato público (Campus Central)

Tarde

14h às 17h – Seminário: Carga Horária – Política Docente x Regime de Trabalho (Auditório de Engenharia, Campus Uvaranas)

Noite

18h30 – Recepção Sindical (Campus Central)

19h00 – Ciclo Descomemorar Golpes

Leia também: Novo atacado em Jaguariaíva recebe investimento de mais de R$ 50 milhões; veja como vai ficar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Notícias polícias do dia 24/03/25 em PG Colisão frontal na BR-373 deixa homem ferido em Ponta Grossa Operação da PRF resulta em apreensão de 11,9 toneladas de drogas na fronteira Motorista se joga de caminhão em chamas para se salvar Previsão do tempo para quinta-feira (06/02) Alagamento na Avenida Dom Geraldo Pellanda em PG Previsão do tempo para terça-feira (28/01)