Categorias: Ponta Grossa

Projeto de Lei propõe 13º salário para prefeita e secretários de PG

O Projeto de Lei 402/2024, que estabelece os subsídios para a prefeita, vice-prefeito e secretários municipais para o período de 2025 a 2028 em Ponta Grossa, prevê, além do reajuste salarial, o pagamento do décimo terceiro salário para esses cargos, com a mesmas condições de pagamento dos demais funcionários da Prefeitura, incluindo a possibilidade de adiantamento de 50% se praticado em favor dos funcionários.

A matéria foi apresentada na Sessão Ordinária da Câmara Municipal na quarta-feira (13), encaminhada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização. Os membros dessa comissão votaram favoráveis à criação do décimo terceiro. Ainda, solicitaram que o tema seja votado em Regime de Urgência, no que foram acatados pelos demais, com exceção da legisladora Joce Canto (PP).

Emenda

Manifestando-se a respeito da matéria, Geraldo Stocco, vereador do PV, informa que vai propor uma emenda ao projeto.

A emenda de Geraldo vai atrelar, textualmente, o salário do(a) prefeito(a) ao salário de um médico com 40 horas semanais de serviços prestados ao município. “Vamos fazer essa ligação porque o que motiva o aumento é justamente isso: a falta de médicos na cidade. Notamos isso na CPI da Saúde, os médicos têm deixado de atender aqui para trabalhar em cidades vizinhas por conta do valor recebido”, destaca. A lei prevê que o salário dos servidores não possa ultrapassar o salário do Chefe do Executivo.

No que diz respeito aos secretários municipais, Geraldo destacou que a questão é o impacto financeiro que o aumento vai trazer ao município. “O ponto em si não é o aumento do valor do salário dos secretários, mas sim o impacto financeiro disso em outros cargos. Hoje a Prefeitura tem inúmeros cargos em comissão que tem a remuneração calculada de acordo com o salário do secretário”, explica Geraldo.

Por isso, o vereador do PV vai cobrar que o município execute um estudo de impacto financeiro sobre quantos cargos serão impactados com o aumento do pagamento do secretariado e quanto isso custaria à Prefeitura mensalmente. “A gente precisa dessa informação para conseguir votar isso com clareza. A cidade não pode ficar sem médicos, mas a gente não pode votar algo sem ter a certeza de quanto custará”, conta Stocco.

Stocco, contudo, não comenta a respeito da criação do décimo terceiro subsídio (como se chama o salário de detentores de mandato eletivo).

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Novo coronavírus encontrado em morcegos preocupa cientistas; entenda os riscos!

Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…

% dias atrás

Sanepar antecipa corte de água de cronograma divulgado e revolta moradores de PG

Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…

% dias atrás

Influenciador Pablo Marçal é condenado a oito anos de inelegibilidade

Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral

% dias atrás

Mutirão de entrega de caixas d’água acontece neste sábado em PG

Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…

% dias atrás

Moraes manda suspender rede social Rumble no Brasil

Alegação é que a empresa não tem representante no país

% dias atrás

Jovem indígena de 17 anos é morta em ataque dentro de casa no Oeste do Paraná

Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade