Policial

Projeto para pavimentação de Estrada do Kalinoski está em tramitação, diz secretário

WhatsApp Image 2024-12-18 at 151544 Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-12-18 at 151544
Foto: Vinicius Sampaio
A ideia é pavimentar e altear a estrada, que inundou por conta da cheia do Rio Tibagi, no período das fortes chuvas  

Em entrevista exclusiva para o Portal BnT nesta quarta-feira (18), Luiz Henrique Honesko, secretário de Infraestrutura e Planejamento concedeu detalhes sobre as medidas adotadas pela pasta em relação à Estrada do Kalinoski. O local está inundado por conta da cheia do Rio Tibagi e deixou moradores da região ilhados. 

Moradores que utilizam a Estrada do Kalinoski relataram que, em dias de cheia do Rio TIbagi, o transporte, a rotina e o acesso a tratamentos médicos são afetados. As chuvas intensas causaram a cheia do rio e a região ficou alagada, o que deixou moradores ilhados. Acesse aqui matéria completa sobre o caso. 

Honesko destaca que a inundação, que ocorria a cada quatro anos, agora ocorre com mais frequência na região. O que impacta nisso é o aumento do número de chuvas e a maior impermeabilização do solo de Ponta Grossa, com as construções e pavimentação no município. 

Leia mais: Secretário da Infraestrutura de PG faz balanço de obras em 2024 e comenta sobre novos projetos

“O que a impermeabilização significa? Quando chove, a água vai toda de uma vez para o fundo do vale e não dá tempo do rio mandar essa água embora, acaba engarrafando e causando a enchente na região”, explica Honesko. 

O secretário destacou ao Portal BnT que já existe um projeto pronto para melhorias na estrada. Ele explica quais são as ideias para o local. “O projeto vai pavimentar e altar aquele trecho, mas tivemos que realizar isso de uma forma que não alterasse a dinâmica do rio durante as cheias. O Rio é dinâmico: no período das secas, ele é fino, e nas chuvas, ele alaga. Na verdade, é a estrada que está no rio e não é o rio que está na estrada”, diz

Honesko explica que o projeto está em tramitação no Instituto Água e Terra (IAT), para receber licença ambiental e assim, iniciar a licitação das obras. As Secretarias de Infraestrutura e Planejamento e do Meio Ambiente atuam em conjunto no projeto. “Tendo os documentos necessários, nós enviaremos ao IAT e ver quais são as outras demandas, para que a gente possa efetivamente licitar essa obra”, finaliza. 

Você pode conferir a entrevista completa com o secretário Luiz Henrique Honesko no vídeo abaixo: 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)