Policial

Projeto para pavimentação de Estrada do Kalinoski está em tramitação, diz secretário

WhatsApp Image 2024-12-18 at 151544 Boca no Trombone WhatsApp Image 2024-12-18 at 151544
Foto: Vinicius Sampaio
A ideia é pavimentar e altear a estrada, que inundou por conta da cheia do Rio Tibagi, no período das fortes chuvas  

Em entrevista exclusiva para o Portal BnT nesta quarta-feira (18), Luiz Henrique Honesko, secretário de Infraestrutura e Planejamento concedeu detalhes sobre as medidas adotadas pela pasta em relação à Estrada do Kalinoski. O local está inundado por conta da cheia do Rio Tibagi e deixou moradores da região ilhados. 

Moradores que utilizam a Estrada do Kalinoski relataram que, em dias de cheia do Rio TIbagi, o transporte, a rotina e o acesso a tratamentos médicos são afetados. As chuvas intensas causaram a cheia do rio e a região ficou alagada, o que deixou moradores ilhados. Acesse aqui matéria completa sobre o caso. 

Honesko destaca que a inundação, que ocorria a cada quatro anos, agora ocorre com mais frequência na região. O que impacta nisso é o aumento do número de chuvas e a maior impermeabilização do solo de Ponta Grossa, com as construções e pavimentação no município. 

Leia mais: Secretário da Infraestrutura de PG faz balanço de obras em 2024 e comenta sobre novos projetos

“O que a impermeabilização significa? Quando chove, a água vai toda de uma vez para o fundo do vale e não dá tempo do rio mandar essa água embora, acaba engarrafando e causando a enchente na região”, explica Honesko. 

O secretário destacou ao Portal BnT que já existe um projeto pronto para melhorias na estrada. Ele explica quais são as ideias para o local. “O projeto vai pavimentar e altar aquele trecho, mas tivemos que realizar isso de uma forma que não alterasse a dinâmica do rio durante as cheias. O Rio é dinâmico: no período das secas, ele é fino, e nas chuvas, ele alaga. Na verdade, é a estrada que está no rio e não é o rio que está na estrada”, diz

Honesko explica que o projeto está em tramitação no Instituto Água e Terra (IAT), para receber licença ambiental e assim, iniciar a licitação das obras. As Secretarias de Infraestrutura e Planejamento e do Meio Ambiente atuam em conjunto no projeto. “Tendo os documentos necessários, nós enviaremos ao IAT e ver quais são as outras demandas, para que a gente possa efetivamente licitar essa obra”, finaliza. 

Você pode conferir a entrevista completa com o secretário Luiz Henrique Honesko no vídeo abaixo: 

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Homem agride mulher a pauladas em plena via pública em PG Natal Rock em PG Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG