Campos Gerais Paraná Policial

Projeto que prevê o uso de câmeras em operações policiais no Paraná é aprovado pela CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta terça-feira (29), na forma de um substitutivo geral, o projeto de lei 448/2019, do deputado Tadeu Veneri (PT), que trata da instalação de câmeras de vídeo e áudio nas viaturas e uniformes de membros das forças de segurança do Estado do Paraná. O substitutivo foi apresentado pelo relator da matéria na Comissão, deputado Delegado Jacovós (PL). A proposta autoriza o Governo a instalar os diapositivos em viaturas utilizadas pela Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e nos uniformes de Grupos de Operações Especiais que sirvam às áreas de Segurança Pública.

A matéria determina que as câmeras deverão ser integradas ao sistema de comunicação central dos órgãos de Segurança Pública para geração e transmissão de imagens e som em formato digital, além de ter capacidade para registrar toda a atividade diária. Por fim, a proposta diz que os registros das gravações deverão ser arquivados pelo prazo de seis meses para atender eventuais demandas judiciais e administrativas. A matéria recebeu voto contrário do deputado Márcio Pacheco (Republicanos).

 [RELACIONADAS]

Os membros da CCJ aprovaram também o projeto de lei 79/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre a estruturação da autarquia Paraná Esporte. A proposta visa a regularização da nomenclatura e estruturação da autarquia Paraná Esporte. Além disso, tem o objetivo de modernizar as competências, atribuições, “bem como estruturar a autarquia para a execução das Políticas Estadual de Esportes, fixando diretrizes básicas a serem seguidas, conforme a linha de atuação do Governo do Estado”, de acordo com a justificativa do Governo.

Os parlamentares aprovaram ainda o projeto de lei 492/2021, que cria a Lei de Incentivo à Cultura do Bambu, com a disseminação do cultivo agrícola e a valorização do bambu como instrumento de promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Estado por meio de suas múltiplas funcionalidades. A proposta é assinada pelos deputados Goura (PDT), Boca Aberta Jr. (PROS), Reichembach (PSC) e Luciana Rafagnin (PT), Dr. Batista (DEM), Anibelli Neto (MDB) e Luiz Claudio Romanelli (PSD).

A lei propõe a valorização do bambu como produto agrícola capaz de suprir necessidades ecológicas, econômicas, sociais e culturais. A proposta objetiva ainda o desenvolvimento tecnológico do cultivo, do manejo sustentado e das aplicações do bambu; a implantação de polos bambuzeiros, centros de referência em cultivo e beneficiamento do bambu, em especial nas regiões cuja produção agrícola baseia-se em unidades familiares de produção e no entorno de centros geradores de tecnologia aplicáveis ao produto; o aumento da oferta de emprego e renda a partir do desenvolvimento da exploração dessa cultura; e o estímulo ao comércio interno e externo do bambu e seus subprodutos.

Também foi aprovado o projeto de lei 464/2021, do deputado Boca Aberta Junior (PROS) e do ex-deputado Do Carmo, que institui a Campanha Permanente de Combate a Importunação Sexual no transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros. De acordo com a justificativa do projeto, a campanha não tem o objetivo de regulamentar o transporte intermunicipal, mas de preservar as garantias fundamentais da dignidade da mulher, que sofre com este tipo de violência.

Demais matérias

Também foram aprovados o projeto de lei 433/2021, dos deputados Alexandre Curi (PSD) e Professor Lemos (PT), que concede ao município de Pinhalão o Título de Capital do Café Especial, e projeto de lei 816/2019, da deputada Cristina Silvestri (CDN) e dos deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD), Ademar Traiano (PSD) e Gilson de Souza (PL), que institui o Selo Empresa Amiga da Mulher (SEAM), destinado a fomentar e reconhecer empresas que adotam práticas organizacionais de equilíbrio entre trabalho, família e valorização da mulher.

O deputado Tadeu Veneri pediu vista do substitutivo geral apresentado pelo deputado Márcio Pacheco ao projeto de lei 132/2021, de autoria do próprio Veneri. O projeto, que institui o Dia Marielle Franco de enfrentamento à violência política contra mulheres negras, lgbtqia+ e periféricas, volta a ser debatido nas próximas sessões.

Com voto contrário do deputado Tadeu Veneri, foi aprovado o projeto de lei 17/2022, do deputado Plauto Miró (DEM), que concede o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná ao senhor Luiz Renato Durski Junior. O deputado Homero Marchese (PROS) pediu vista do relatório favorável do deputado Tião Medeiros (PP) ao projeto de lei 262/2019, dos deputados Professor Lemos (PT) e Luciana Rafagnin (PT), que institui a Política Pública Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Um pedido de vista do deputado Homero Marchese adiou a discussão do projeto de lei 476/2021, dos deputados Tadeu Veneri e Goura (PDT), que concede o título de Cidadã Benemérita do Estado do Paraná à Senhora Maria Isabel Kugler Mendes.

Foram aprovados o projeto de lei 237/2021, do deputado Delegado Fernando Martins (PSL), que denomina Valdomiro Frederico o viaduto localizado na Estrada Bonfim, no município de Umuarama; projeto de lei 417/2021, do ex-deputado Delegado Francischini, que denomina de biólogo Dr. Wagner José Martins Paiva o viaduto de transposição sobre a avenida Presidente Castelo Branco no município de Londrina; e Projeto de lei 616/2021, do deputado Anibelli Neto (MDB), que denomina de Rodovia Vinicius José da Costa o trecho da PR-539 que liga o município de Marilândia do Sul ao entroncamento com a BR-376.

Também foram aprovados o projeto de lei 477/2020, da deputada Maria Victória (PP), que institui o Dia da Proteção de Dados no Estado do Paraná, e projeto de lei 579/2018, do deputado Tadeu Veneri, concede o Título de Utilidade Publica à Associação Beneficente Anjos da Cidadania, no município de Fazenda Rio Grande.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG