Cinquenta e sete souvenirs fazem parte da segunda edição do Projeto SouPG, criado com o objetivo de fomentar a criação de produtos associados ao turismo em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Entre eles, estão produtos desenvolvidos em madeira, palha, tecidos, azulejos, entre outros materiais, e que passarão a compor um catálogo on-line, que será disponibilizado em breve. A entrega dos certificados aos participantes foi realizada nesta segunda-feira (06), na sede do Sebrae/PR no município.
Entre os produtos criados neste ano, está o da profissional criativa, Eliane Richards, que trabalha como artesã há 20 anos, e participou do Projeto SouPG pela segunda vez, buscando trazer, nesta edição, algo especial e significativo, com a criação de camisetas ilustradas com desenho de capivaras, fruto da inspiração do filho Bruno, de 20 anos, que é autista.
Ela conta que foi durante uma caminhada no lago de Olarias, que ele observou que não havia capivaras, como costuma haver em outros lugares. Foi quando uma pessoa explicou que havia uma capivara solitária no local, e Bruno fez uma conexão ao dizer que a capivara era atípica, como ele. A observação foi o ponto de partida para o projeto. Na mesma semana, durante uma sessão de mentorias, Eliane compartilhou a ideia com amigos.
“Eu estava hesitante, preocupada se esse era o lugar certo para levantar a bandeira do autismo, mas o apoio que recebi foi incrível. Chegando em casa, encontrei Bruno desenhando as capivaras e ali percebi que tínhamos encontrado nosso caminho”, menciona.
Segundo Eliane, Bruno sempre teve um talento natural para as artes, com hiperfoco nessa área, sendo que essa é a primeira vez que trabalham juntos em um projeto.
“Agora, ele é parte ativa disso tudo. É incrível ver como uma simples observação do Bruno se transformou em algo tão significativo e inspirador. Este projeto não é apenas sobre camisetas, é sobre dar voz e visibilidade para aqueles que, muitas vezes, são negligenciados pela sociedade”, comenta Eliane.
Quem também procurou desenvolver um produto inovador foi a artesã Vanderli Santos, com o cacto bolinha, que utiliza a palha de milho como matéria-prima, inspirado em um atrativo turístico de Ponta Grossa. O produto, conforme ela, levou três dias para sair do papel e se tornar um souvenir. A ideia é colocar o cacto bolinha à venda na Casa do Artesão e na Feira Pop, aos domingos, na Rua Benjamin Constant, no centro de Ponta Grossa.
Também utilizando a palha de milho, como matéria-prima, com folhas e sementes secas da região, a artesã Marluce Meira desenvolveu uma guirlanda rústica, um ímã de gralha azul e o porta-lápis de Ponta Grossa.
“A ideia da guirlanda é trazer uma decoração mais rústica mesmo, com cores naturais das sementes, do cipó e da palha. O ímã e o porta-lápis trazem as aves, como a gralha azul, que é o símbolo do Paraná, e as pombinhas que estão na lenda de Ponta Grossa”, relata.
Segundo ela, o projeto SouPG provoca a criação de novos produtos e estimula a inspiração.
“O projeto mostra que a gente é capaz de fazer coisas novas e diferentes. Somos provocados a fazer algo novo”, frisa.
Jornada de oportunidades
O SouPG contou com a participação de criativos que integraram uma jornada de capacitações, com mentorias e consultorias, sobre turismo e oportunidades de negócios, tendências e inovação no design e empreendedorismo e finanças, além de oficinas sobre personas do turismo, design, custos, precificação e comportamento empreendedor. Os produtos desenvolvidos passaram por uma curadoria de seleção.
“O projeto SouPG evidencia a organização do ecossistema do turismo e desperta o interesse de muitos profissionais criativos que têm a oportunidade de mostrar seus talentos. Essa é uma forma de fomentar e estimular a inovação e criação de novos produtos de representatividade turística para Ponta Grossa”, comenta o gerente da Regional Centro do Sebrae/PR, Joel Franzim Junior.
Conforme o secretário de Turismo, Paulo Stachowiak, cada produto vendido não é apenas um artesanato, mas sim souvenir de Ponta Grossa com o selo ‘Sou PG’, integrando a nossa história e impulsionando a economia.
“Nossos artistas confeccionaram 67 produtos, sendo que destes 57 foram selecionados e logo estarão disponíveis para venda nos atrativos turísticos da cidade e em eventos municipais”, frisa.
Parcerias
O projeto SouPG é uma ação entre o Sebrae/PR e a Prefeitura de Ponta Grossa através das secretarias municipais de Turismo; de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional; de Cultura; e do Departamento de Marketing e Publicidade. Fazem parte, ainda, Agência de Inovação de Ponta Grossa (Vale dos Trilhos), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau (PGCGCVB), Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) Campos Gerais, Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), representado pela Casa do Artesão, Sistema Fecomércio- Sesc Estação Saudade, Aracê Turismo.
Leia também: Retrato falado do suspeito de tentar estuprar mulher em PG é divulgado
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade